A Samsung quer aproveitar ao máximo a sua parceria com a AMD, algo que vamos ter a oportunidade de ver e analisar com a chegada do SoC Exynos 2200 “Pamir” nos próximos meses, que por sua vez irá contar com um muito desejado GPU baseado na arquitetura AMD RDNA 2.
Mas agora é que as coisas ficam interessantes, é que o Note 21 foi adiado/cancelado! Por isso, se estes SoCs realmente chegarem ao mercado ainda em 2021, vão ter de fazer parte do Z Flip 3 ou Z Fold 3.
Contudo, o dobrável Z Flip é muito provavelmente um aparelho mais amigo da carteira. (Isto se a Samsung não mudar a sua estratégia). Desta forma, o SoC da Samsung deve fazer parte apenas do Z Fold 3. Por sua vez se deve posicionar como o aparelho móvel mais poderoso da gigante Sul Coreana.
Mas vamos por partes.
Exynos 2200 (4nm) está prestes a chegar para impressionar
Portanto, o SoC Exynos 2200 “Pamir” foi desenvolvido em parceria com a AMD, para implementar e tirar todas as gotas de sumo da arquitetura gráfica RDNA 2, a mesma exata arquitetura que podemos encontrar nas consolas de nova geração (PS5 e Xbox Series), e também na mais recente gama de placas gráficas Radeon RX 6000.
Além disto, é um SoC que tira partido das novas linhas de 4nm 4LPP (4 nm Low Power Plus), trazendo um GPU RDNA 2 denominado de “Voyager”. É um chip com o grande objetivo de competir com o próximo topo de gama da Qualcomm, que alguns rumores afirmam chegar ao mercado antes do fim do ano. Estamos a falar do Snapdragon 895.
Curiosamente, tanto o Exynos 2200 como o Snapdragon 895 são baseados no mesmo exato processo de produção da Samsung (4nm). Por isso, vai ser realmente muito interessante quem irá ficar à frente na performance, tanto na componente gráfica, como na componente computacional e de IA.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!