Windows 11: o explorador de ficheiros pode revelar isto sobre si!

Muitas das vezes precisamos de retomar rapidamente algo que estávamos a fazer ou então, para encontrarmos um determinado documento ou outro tipo de ficheiro, temos necessidade de ver os ficheiros abertos no PC com rapidez. Embora pareça complicado é muito simples e para isso basta recorrer ao explorador de ficheiros que pode revelar isto sobre si.

Windows 11: o explorador de ficheiros pode revelar isto sobre si!

Ver os ficheiros que foram abertos no seu PC

O Windows introduziu esta opção como uma forma fácil de voltar ao conteúdo em que esteve a trabalhar ou a ver. É especialmente útil se estiver a adicionar um anexo a um e-mail, a transferir ficheiros através de serviços como o WeTransfer ou a fazer uploads.

Basta aceder ao Explorador de ficheiros. Depois poderá ver o que abriu em “Recentes”, por isso procure algo a que ainda não tenha acedido.

Em alternativa, pode verificar os ficheiros abertos em aplicações individuais.

Da mesma forma é possível ver os ficheiros modificados recentemente

Ver os ficheiros modificados recentemente

Basta ir à pasta que pretende (provavelmente Documentos, Imagens ou Transferências) e clicar na opção Data de modificação na parte superior. Quando der um clique esta opção reordena a pasta de modo a que o ficheiro acedido mais recentemente fique no topo; clique novamente e a ordem será invertida. Existe também uma seta para baixo ao lado desta opção, que lhe permite alternar o intervalo ainda mais, ou seja, para uma data específica ou “Ontem”, “Semana passada”, “Mês passado”, “No início deste ano”, ou mesmo “Há muito tempo atrás”.

alguém esteve no computador

Verá uma lista de ficheiros acedidos – desde que algo se tenha alterado.

De facto é algo bastante simples e que por dar muito jeito em determinadas ocasiões. Inclusivamente quando precisa de encontrar algo rapidamente.

Entretanto isto também ajuda noutras coisas. Por vezes pode não saber mas é bem provável que alguém esteja a utilizar secretamente o seu computador. Isto acontece em 40% dos casos, muitas vezes com consentimento. O problema são aqueles casos onde a pessoa não faz ideia do que se está a passar. No entanto saiba que quase tudo o que se faz deixa algum tipo de rasto num computador. Só precisa de saber onde ir para encontrar essas provas. Saber por onde começar pode reduzir drasticamente o tempo necessário para encontrar o culpado. As dicas acima também ajudam nisto.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados