Sabe o que faz explodir o pneu de um aviĆ£o?

Os pneus de aviĆ£o podem ser mais pequenos do que os pneus de camiĆ£o, mas apesar de suportarem muito mais peso a velocidades muito mais elevadas (durante perĆ­odos de tempo comparativamente mais curtos), sĆ£o normalmente bastante durĆ”veis. De facto, mesmo com todo o stress a que estĆ£o sujeitos, os pneus de aviĆ£o geralmente nĆ£o explodem. No entanto, se alguma vez o fizerem, os resultados podem ser excecionalmente perigosos. Mas o que faz explodir o pneu de um aviĆ£o?

Sabe o que faz explodir o pneu de um aviĆ£o?

O explodir de um pneu Ć© algo que jĆ” aconteceu. No entanto a verdade Ć© que este tipo de falhas nĆ£o acontecem com muita frequĆŖncia. Isto porque os regulamentos exigem que sejam concebidos para suportar quatro vezes a sua pressĆ£o nominal durante trĆŖs segundos ou mais. Mas mesmo os componentes mais resistentes podem desgastar-se com o tempo.

Tal como a necessidade de lavar os aviƵes regularmente, como um ato de manutenĆ§Ć£o para evitar problemas a longo prazo, estes pneus tĆŖm de ser substituĆ­dos. Os pneus de todas as formas e tamanhos, pertencentes a qualquer nĆŗmero de veĆ­culos, vĆ£o-se danificando com o tempo. As condiƧƵes extremas podem certamente acelerar o processo, mas a utilizaĆ§Ć£o regular acaba por enfraquecĆŖ-los e, eventualmente, esses pneus acabam por falhar.

A causa mais provĆ”vel para um pneu de um aviĆ£o explodir Ć© o enfraquecimento dos materiais devido ao desgaste. Apesar disso Ć© possĆ­vel que o pneu tenha algum tipo de defeito de fabrico que crie uma fraqueza estrutural. HĆ” tambĆ©m a possibilidade de que algo sobre o qual o aviĆ£o tenha rolado durante a descolagem ou a aterragem tenha causado danos imprevistos.

Estas fraquezas estruturais tendem a tornar-se um problema quando o pneu estĆ” sob tensĆ£o (ou seja, quando o aviĆ£o estĆ” em movimento no solo).

Os rebentamentos de pneus podem ser perigosos, no entanto, na maioria dos casos, os pilotos e as tripulaƧƵes tĆŖm conseguido evitar resultados desastrosos. Como sempre, estatisticamente, voar continua a ser mais seguro do que conduzir. Dito isto, Ć© mais provĆ”vel que os pneus de aviĆ£o tenham problemas como este quando o aviĆ£o estĆ” a transportar passageiros, devido ao peso extra. Nestas situaƧƵes, um rebentamento como este resultaria certamente num atraso do voo e na transferĆŖncia para um aviĆ£o diferente, na melhor das hipĆ³teses.

Na verdade, porĆ©m, o maior risco dos aviƵes Ć© para as equipas de terra e de manutenĆ§Ć£o. A sua proximidade com tantas peƧas grandes, complicadas, intrincadas e muitas vezes perigosas exige uma atenĆ§Ć£o constante e prĆ”ticas seguras. No entanto, mesmo assim, podem ocorrer acidentes inesperados.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. Ɖ viciado em telemĆ³veis, tablets e gadgets.

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