O Facebook deu um tiro no pé quando decidiu mudar as políticas de privacidade do WhatsApp, isto é óbvio para todos nós, quer a equipa decida voltar atrás nas mudanças, ou mesmo tendo em conta o facto da União Europeia não permitir ao Facebook fazer o que bem entender com os nossos dados.
Dito isto, conhece as alternativas à famosa app de conversação online?
Existem 5 boas alternativas ao WhatsApp! Já as conhece?
Portanto, caso ande a viver debaixo de uma rocha ou dentro de uma caverna (sem Wi-Fi), vamos tentar explicar o que está a acontecer com o WhatsApp a nível global.
Primeiramente, no dia 10 de Janeiro de 2021, perfis de utilizadores do programa começaram a aparecer na pesquisa do Google. Além disto, links para entrarem em grupos privados também começaram a aparecer nos motores de busca. Ou seja, pode ter pessoas a entrar em grupos random, bem como ter a sua informação privada registada na internet para toda a gente ver (como o seu número de telemóvel ou fotos).
Aparentemente, tudo se deveu a um problema de indexação do Google, mas não explica como é que o motor de busca teve acesso aos dados supostamente privados dos utilizadores.
Além desta falha, temos ainda as novas políticas do WhatsApp, que basicamente obrigam o utilizador a partilhar todos os seus dados com o Facebook. Sim, obriga, porque caso rejeite, deixa de ter acesso à plataforma no dia 8 de Fevereiro. (Isto não se aplica à Europa)
Que tipo de informação é partilhada com o Facebook?
O seu número de telemóvel, modelo do telemóvel, bateria, versão da app, endereço IP, emails, contactos, informação de pagamentos, etc… Tudo informação que aparentemente já é partilhada desde 2016, mas sem os utilizadores saberem, claro está.
Devido a estas e outras razões, o público decidiu afastar-se da plataforma! Mas para onde? Vamos tentar ver que alternativas temos.
1. Signal
O Signal é uma app de conversação online gratuita com encriptação fim a fim para texto, voz e vídeo. Também tem um sistema de envio de fotos e ficheiros seguro, sendo tudo baseado no protocolo de mensagem da própria empresa, tido por muito especialistas como o mais seguro da indústria.
Além de tudo isto, a informação pessoal armazenada é mínima, sendo apenas o seu número, data de registo, data de último log-in e pouco mais.
Esta é a app de eleição, sendo sugerida por várias figuras públicas do mundo tecnológico, como Edward Snowden, Jack Dorsey e até o CEO da Tesla, Elon Musk.
2. Telegram
O Telegram também uma excelente alternativa, sendo capaz de oferecer um leque de funcionalidades muito parecido ao do famoso WhatsApp. Além disso, é possível utilizar a app em vários aparelhos ao mesmo tempo, não existindo a limitação (ridícula) do WhatsApp.
3. Wire
Mais uma excelente alternativa com um leque de funcionalidades muito similar ao do WhatsApp. É open source e gratuito para qualquer utilizador. No entanto, a empresa armazena alguns dados (muito menos que o WhatsApp).
4. Wickr Me
Esta app é curiosa, visto que uma força militar de elite já a escolheu para comunicação na zona de combate (82nd Airborne Task Force Devil). Se é seguro para os militares, porque não há de ser para si.
A app utiliza contas anónimas, não existindo grande log de informações pessoais. Além disso, as mensagens têm um mecanismo de autodestruição, caso o queira ativar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!