Existe uma câmera fotográfica com muito IA, mas sem lente!

Uma câmera sem lente? Parece estranho, mas existe, e ao que tudo indica, é capaz de capturar fotografias com muita ajuda da Inteligência Artificial (IA). Este projeto tem o nome de Paragraphica, e tem como objetivo principal permitir capturar partes do nosso mundo, sem a limitação da perceção visual.

Existe uma câmera fotográfica com muito IA, mas sem lentes!

Portanto, como é que tudo isto funciona? Bem, segundo a equipa responsável pelo projeto, em vez da utilização de uma lente, esta câmera utiliza dados da localização atual, e posteriormente, com a ajuda do IA, é possível gerar uma foto. Para ter uma foto ao seu estilo, esta câmera conta com vários botões, e opções extra, para que o utilizador seja capaz de controlar e influenciar o que vai sair de cada captura. Curiosamente, apesar de não existirem lentes, existe um ecrã que lhe vai dar uma espécie de pré-visualização daquilo que a câmera está a fazer.

Mais concretamente, pode ir para um local, escolher o dia, escolher a temperatura, se está a chover ou não, se há sol ou não, e daí conseguir retirar uma foto completamente diferente daquilo que está à sua frente, apesar do facto de a localização ser exatamente a mesma.

Porquê uma câmera IA, em vez de uma câmera tradicional?

As câmeras tradicionais servem para capturar o momento, enquanto este novo tipo de produto, com base no IA, é intemporal. É difícil explicar a coisa, quando estamos a falar de um produto completamente novo, que nunca vimos no mundo real. Mas a ideia é inegavelmente muito interessante.

Curiosamente, este projeto pode até nem dar origem a produto comercial, sendo apenas algo “experimental”.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também