A resposta simples é não! No entanto, quase todas as fabricantes de smartphones importam componentes da China. Contudo, mesmo tendo isto em conta, existe um outro mercado que está neste momento a crescer a um ritmo impressionante, e que na verdade, poderá ultrapassar a China dentro de muito pouco tempo. Estamos a falar da Índia, o segundo país que mais smartphones produz/monta no planeta.
Existe algum smartphone no mercado sem peças Chinesas?
Portanto, a questão passa também por… Montagem ou Produção? É que caso não saiba, as linhas de montagem na Índia importam forte e feio de outros países, como a China, Vietnam, Taiwan, etc… Sabe o porquê de tanta importação? Porque as marcas têm de pagar uma taxa sob cada telemóvel finalizado, por isso, é mais barato importar as peças primeiro, e montar tudo na Índia para no fim poupar nos impostos.
Ainda assim, a Índia está a evoluir tanto com o forte investimento de multi-nacionais, que é bem provável que o próximo passo seja mesmo a fabricação no país, para meter um travão na importação de componentes. E aí a China vai ter um rival à altura!
Se a Índia ainda não produz quantidades suficientes e importa tudo ou quase tudo… A China continua a ser a rainha dos componentes?
Sim… Mas não! Afinal de contas, já existem algumas fabricantes que não estão dependentes de componentes ‘Made in China’, como é o caso da gigante Samsung.
Afinal de contas, como deve ter percebido no início do ano, a Samsung não teve grandes dificuldades no lançamento da sua gama Galaxy S20. Nem existem grandes rumores à volta de adiamentos do novo Fold ou novo Note 20. Isto porque a gigante Sul Coreana já não depende do mercado Chinês para quase nada. A maioria dos componentes para os telemóveis Galaxy chegam da Índia ou Vietname.
Conclusão
Em suma, a China continua a ser um dos pulmões do mercado tecnológico global. Contudo, a Índia é cada vez mais um rival à altura, conseguindo oferecer uma mão de obra barata, e excelentes profissionais capazes de aprender rapidamente o que têm de fazer numa fábrica.
É bem provável que num futuro bem próxima, a ‘capital’ da produção de produtos eletrónicos mude de sítio.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!