Excesso de Velocidade compensa? No quê!?

Na Leak.pt, temos vindo a falar muito de multas, de radares, de carros cheios de performance, alguns 100% elétricos, enquanto outros continuam baseados nos velhos mas sempre fiáveis motores a combustão. Aliás, até temos vindo a falar de novos tipos de combustíveis sintéticos, que poderão manter o “rugido” destes motores, nas nossas estradas, durante muitos e bons anos.

Porém, a verdade em Portugal é só uma… Por muito que o seu carro ande, o máximo que podemos dar é 120 km/h na autoestrada, 90 km/h em nacionais, e 50 km/h dentro das localidades.

Limites de Velocidade definidos há muitos e bons anos! Limites que teoricamente até poderiam ser aumentados, especialmente no caso da autoestrada, tal é o nível de segurança dos carros mais modernos, e qualidade das nossas estradas.

Porém, como deve imaginar, por várias razões, são números que não vão mudar num futuro próximo. Curiosamente, são também números que são desrespeitados quase todos os dias, neste pequeno país à beira mar plantado, sendo exatamente por isso que temos mais radares a ser montados, e ativados, quase todos os meses. Mas, sabe o que ganha a andar acima da velocidade limite?

Excesso de Velocidade compensa? No quê!?

mudanças, manuais

Portanto, agora vai dizer-me que Maior Velocidade = Chegar ao destino mais rápido. O que está obviamente correto. Mas quão correto?

O que realmente ganha, em tempo, se desrespeitar os limites de velocidade impostos pelo código da estrada? Será que vale a pena? Por vezes, aumentar a velocidade, apesar de entusiasmante, oferece muito pouco.

Já lhe aconteceu aquela sempre chata e caricata situação de ultrapassar um carro mais lento dentro da sua cidade, para depois acabar por ficar ao lado desse mesmo carro e condutor no semáforo imediatamente à frente? Pois bem, isto também meio que acontece em percursos um pouco maiores.

O que ganha por andar mais rápido? Vamos fazer contas!

Pois bem, numa viagem de 20 quilómetros, se quiser aumentar a velocidade dos permitidos 50 km/h para uns mais ambiciosos 60 km/h, apenas vai ganhar 4 minutos.

Entretanto, se fizer a mesma viagem de 20 quilómetros, em autoestrada, e decidir andar a 140 km/h em vez dos permitidos 120 km/h, poupa menos de 1 minuto e meio. Aliás, se quiser ser ainda mais rápido, e optar pelos 160 km/h, vai poupar apenas 2 minutos e meio no tempo de viagem total.

  • Pode usar esta calculadora para ter noção dos tempos de viagem.

Em suma, vale a pena gastar mais combustível, aumentar o desgaste do automóvel, e por a sua vida em perigo, por 2 ou 3 minutos? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também