Excesso de anúncios nas redes sociais. Já sentiu?

Quais são as plataformas online mais populares e por isso mais utilizadas do planeta? Muito provavelmente estamos a falar de aplicações como o Instagram, o TikTok, o Twitter (agora X) e claro, o velho Facebook.

Dito isto, todas estas apps são gratuitas, não precisa de pagar um único cêntimo para as utilizar. Como é que estas plataformas ganham dinheiro? Da mesma exata forma que muitos outras plataformas digitais ganham dinheiro, onde também temos de incluir a Leak.pt, através de anúncios publicitários.

Porém, se no “antigamente” se dava mais peso à experiência de utilização, hoje em dia para que o foco está cada vez mais na entrega de anúncios aos consumidores.

É uma corrida desenfreada ao dinheiro, que honestamente começa a irritar até o mais calmo e tranquilo dos utilizadores. A coisa está a ir demasiado longe?

Excesso de anúncios nas redes sociais. Já sentiu?

Portanto, a Internet é gratuita, porque tem o apoio de anúncios publicitários. Caso não saiba, esta é uma indústria que movimenta quantidades quase absurdas de dinheiro. Aliás, acha que o negócio da Google é o Android, ou a pesquisa? Não não… O negócio da Google são os anúncios publicitários na Internet.

A Google não está sozinha. Afinal, de certa forma, o negócio da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), X (Twitter) e TikTok, também não os anúncios publicitários. Estas empresas apenas desenvolvem os seus produtos para que os utilizadores passem mais tempo nas suas plataformas, para verem mais e mais anúncios.

Porém, estamos cada vez mais a viver no exagero.

TikTok relação

Especialmente se olhar para plataformas como o Instagram e o TikTok.

Hoje em dia, é muito fácil ver 1 ou 2 histórias de uma pessoa real, e logo a seguir ver 1 ou 2 histórias de anúncios. Pode ir a um qualquer perfil para ver as fotos e vídeos, e no meio de 2 publicações vai com toda a certeza encontrar um anúncio publicitário. Isto significa que entre 33% e 50% do conteúdo que consome no Instagram é pura e simplesmente anúncios.

Algo similar também acontece no TikTok, onde por vezes até é completamente normal o primeiro vídeo assim que abre a app ser um anúncio. Especialmente quando existem grandes lançamentos de produtos (como filmes) e as grandes empresas compram esse “slot”.

Mas o mais grave talvez nem seja a qualidade dos anúncios, mas sim a qualidade dos mesmos.

Todas estas plataformas têm agora sistemas automatizados em que várias empresas ou até pessoas singulares podem fazer um anúncio com um orçamento e um alvo demográfico bem definido. É exatamente por isso que estamos a ver tantos anúncios. O preço caiu, e temos mais pessoas a anunciar! Por isso, foi preciso criar mais “slots”.

Infelizmente, os tempos de ter um 5~10% de uma página reservada para um anúncio terminaram. A experiência de utilização deixou de ser importante. O que interessa hoje em dia é mandar anúncios à sorte para os utilizadores de forma a fazer mais e mais dinheiro.

A questão é… Até quando vai aguentar? Não está já farto de ver anúncios no Instagram e plataformas similares? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também