Como evitar que a comida se estrague numa falha de energia

Ninguém pode prever quando haverá um corte de eletricidade ou simplesmente uma avaria no frigorífico. O problema é que quando isto acontece torna-se muito difícil evitar que os alimentos se estraguem. É que a uma data altura terá de começar a preocupar-se com a conservação dos alimentos no seu frigorífico. É por isso que é bom ter um plano. Assim vamos dizer-lhe como evitar que a comida se estrague numa falha de energia.

Como evitar que a comida se estrague numa falha de energia

O que fazer

Quando ocorrer uma falha de energia, mantenha as portas do frigorífico e do congelador fechadas. Não as abra a menos que seja absolutamente necessário e, mesmo assim, tente fazê-lo rapidamente para não deixar sair o ar frio. Se as portas permanecerem fechadas, os alimentos podem permanecer seguros até quatro horas no frigorífico, 48 horas num congelador cheio e 24 horas num congelador meio cheio.

Uma vez ultrapassada a marca das quatro horas e a energia ainda estiver desligada, é altura de começar a retirar os alimentos do frigorífico. Se os alimentos perecíveis tiverem sido deixados no frigorífico depois desse ponto, terá de os deitar fora.

A exceção é se tiver gelo seco. Pode colocar o gelo seco na prateleira de cima do congelador e na prateleira de baixo do frigorífico e manterá os alimentos perecíveis frios. São necessárias cerca de 2,5 kg de gelo seco por metro cúbico de espaço no congelador. Isto manterá os alimentos frios durante pelo menos dois dias. Certifique-se apenas de que sabe como manusear o gelo seco em segurança antes de o utilizar.

Se faltar a eletricidade durante mais de quatro horas, é provável que queira transferir os seus alimentos perecíveis para uma geleira.

Separe os alimentos em dois grupos

Primeiro, faça duas pilhas: Os alimentos que têm de se manter frios e os que se podem deixar no balcão até que a eletricidade se restabeleça.

Alimentos que não precisam de ser mantidos frios

Os seguintes alimentos podem ser mantidos em segurança fora do frigorífico:

Manteiga (durante 1-2 dias), Manteiga de amendoim, a maioria dos óleos alimentares, com exceção dos óleos de frutos secos, Ervas aromáticas, Batatas, A maioria das frutas e legumes, Pão, Café, Mel, Ketchup, mostarda e molho picante

Alimentos para manter frios

Os seguintes alimentos devem-se manter no frio para evitar o crescimento de bactérias e a deterioração. Produtos lácteos (queijo, leite, natas batidas, natas azedas), Ovos, Carnes, aves e peixe (cozinhados ou não cozinhados), Fruta e legumes cortados e restos de comida.

Frigorífico reduzir luz

Como manter os alimentos perecíveis frios sem um frigorífico

Assim que tiver a sua pilha de alimentos perecíveis, é altura de pegar na sua geleira e nas bolsas de gelo. Coloque uma camada de alimentos congelados no fundo. Em seguida, coloque uma camada de alimentos do frigorífico por cima dessa camada. Por cima, outra camada de alimentos congelados. Se não tiver gelo ou sacos de gelo, vá à loja e compre alguns.

Coloque gelo ou sacos de gelo em camadas à volta dos alimentos na arca frigorífica. Não ponha tudo em cima ou em baixo. Assim a distribuição do gelo manterá os alimentos a uma temperatura mais consistente. Coloque o termómetro do frigorífico dentro da arca frigorífica para controlar a temperatura.

Entretanto se não tiver uma arca frigorífica, pode usar o seu congelador. É isolado e manterá a comida fria desde que deixe a porta fechada e mantenha uma quantidade de gelo fresco. Para evitar que o gelo derretido transforme o seu congelador num lago, coloque gelo em taças e coloque-as à volta da comida.

Nunca se deve provar os alimentos para ver se estão estragados. Em caso de dúvida, deite-os fora.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também