Estamos numa altura em que várias pessoas estão a passar pela renovação do contrato de arrendamento. No entanto, isto não significa que o aumento da renda tenha de ser uma realidade. De facto, apesar de existirem aumentos exorbitantes nem sempre tem de ser assim. As rendas médias aumentaram no ano passado e as previsões financeiras há meses que alertam para aumentos adicionais na primeira metade de 2023. Nem sempre pode evitar um aumento de renda, mas pode encontrar formas de o reduzir. Assim, faça isto para evitar o aumento da sua renda, ou pelo menos, para que ele não seja tão significativo.
Atenção! Faça isto para evitar o aumento da sua renda!
O seu senhorio é uma pessoa
Por vezes, tudo o que tem de fazer é pedir. Mesmo que raramente veja o seu senhorio, mesmo que a sua renda seja debitada automaticamente da sua conta bancária todos os meses, normalmente há outro ser humano do outro lado das coisas e, por vezes, basta apelar à sua melhor natureza.
Neste campo todos os especialistas dizem a mesma coisa. Pode negociar diretamente com o seu senhorio, pelo menos até certo ponto, mas tem de saber o que negociar e como o fazer. É dispendioso para um senhorio encontrar um novo inquilino. Provavelmente mais dispendioso do que concordar em baixar a sua renda, a menos que o aumento seja verdadeiramente flagrante.
Eles não se preocupam necessariamente consigo como pessoa, mas preocupam-se em não o forçar a sair, porque isso significa que vão sofrer perdas de renda e outros custos de renovação, desde a pintura ou limpeza da sua unidade, até à sua colocação à venda e pagamento a um agente imobiliário para encontrar um novo inquilino. Não os ameace, mas refira no seu e-mail inicial que está preocupado com o facto de o aumento da renda poder afetar a sua capacidade de permanecer na unidade e que gostaria de iniciar uma negociação.
Mostre provas de que é um bom inquilino
Tal como se prepararia para uma reunião individual com o seu chefe compilando provas de que é um excelente empregado, deve analisar os seus extratos bancários e o histórico de pagamentos para provar que pagou sempre a renda a tempo e horas. Desde que não tenha causado grandes dores de cabeça ao senhorio também deve apresentar o argumento de como tem sido fácil lidar consigo.
Apresente provas dos seus pagamentos atempados, além de qualquer outra prova de que é um inquilino exemplar, como a prova de que comunicou um problema no seu apartamento atempadamente, de modo a evitar mais danos. Fornecer documentação sobre a sua fiabilidade geral não só lhes recorda a sorte que têm em tê-lo como inquilino, em vez de um futuro inquilino desconhecido – e potencialmente não fiável -, como também demonstra que está “empenhado” no apartamento.
Por falar nisso: Uma opção é oferecer-se para assinar um contrato de arrendamento mais longo, desde que a renda não suba.
Os senhorios tendem a adorar contratos de arrendamento mais longos porque evitam a longa e dispendiosa procura de um novo inquilino durante mais alguns meses. Eles querem um rendimento fiável e você quer uma habitação fiável.
Este é um bom negócio para ambos, desde que tenha a certeza de que está disposto a comprometer-se com a zona durante mais dois ou três anos.
Pesquise rendas comparáveis para evitar o aumento da sua renda
A renda que lhe pedem para pagar é comparável à de outras unidades na zona? Vá a um site de arrendamento e procure todas as unidades próximas. Compile uma lista das mais semelhantes à sua em termos de tamanho, localização e comodidades e, em seguida, faça uma folha de cálculo com os preços pedidos. Apresente esta informação ao seu senhorio apenas se o seu aumento de renda o colocar significativamente fora da média das outras unidades. É mais provável que isto seja visto como agressivo (uma vez que está basicamente a acusá-lo de lhe cobrar demasiado), por isso, só dê este passo se o seu aumento o colocar realmente fora da média da sua área.
Não se esqueça também de falar com os seus vizinhos. O dinheiro é um assunto delicado, especialmente se você e os seus vizinhos não forem amigos, mas estão todos de acordo em querer viver no seu prédio por um preço razoável.
Se sabe que o seu vizinho tem um apartamento de tamanho semelhante, não tenha medo de perguntar quanto pagam, se o ambiente parecer adequado.
Seja simpático
Mais importante ainda, não seja rude ou agressivo com o seu senhorio se o puder evitar. Tente negociar pessoalmente, se for possível, e mantenha um comportamento calmo. Se agir de forma agressiva, o senhorio pode não o ver como alguém que quer manter na unidade. Se lhes apelar de uma forma direta, mas equilibrada, pode ter uma verdadeira conversa. Vá com toda a sua documentação à mão e saiba de antemão se está disposto a fazer concessões, como aceitar um aumento menor ou assinar um contrato de arrendamento a longo prazo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!