Everybody 1-2-Switch (Análise Switch)

Antes de começar esta análise, gostaria de agradecer à Nintendo Portugal pela oportunidade de me deslocar à sede da gigante Japonesa em Lisboa, para experimentar este jogo com outros colegas da área, foi uma rebaldaria super divertida.

Retirado isto, caro leitor, se foi daqueles gamers que adquiriu a Nintendo Switch na altura do seu lançamento original em 2017, provavelmente teve a oportunidade de experimentar o 1-2 Switch original. Apesar de ter sido um jogo divertido, a verdade é que a falta de complexidade de alguns dos jogos, e o facto de estar um pouco limitado com o número de jogadores (devido à necessidade de ter joycons), aquilo que poderia ter sido incrível, acabou por ser apenas uma experiência interessante, mas castrada.

Everybody 1-2-Switch

Portanto, mais de seis anos depois, temos o lançamento do Everybody 1-2-Switch! Uma sequela que promete mais diversão, mais jogadores, mais variedade. Em suma, mais palhaçada com os amigos.

Será que consegue cumprir todos estes objetivos? Vamos descobrir com esta análise.

Jogabilidade e Gráficos

No que toca à variedade de mini-jogos, posso dizer que não faltam opções para manter a experiência “fresca”. Não querendo mandar spoilers relativamente ao conteúdo deste mini-jogos (mesmo que alguns sejam óbvios só pelo nome), posso dizer que temos um pouco de tudo:

Jogos que utilizam apenas Joy-con:
  • Balloons
  • Hip Bump
  • Joy-Con Hide & Seek
  • Relay Race
  • Samurai Sword Fight
Smartphone:
  • Auction
  • Bingo
  • Color Shoot
  • Ice Cream Parlor
Smartphone ou joycons:
  • Jump Rope
  • Kitchen Timer
  • Musical Chairs
  • Ninjas
  • Quiz Show
  • Squats
  • Statues
  • UFOs

Agora, é certo que vai haver minijogo que vai gostar mais que outros, por isso temos sempre a opção de escolher individualmente quais queremos jogar. Ou então escolher simplesmente a duração do modo torneio (15, 30 ou 60 minutos) e deixar a seleção à sorte.

A novidade do dia é sem dúvida a opção de usar o nosso smartphone como controlador.
Apenas é necessário ler um código QR (emitido no ecrã) no momento de escolher os jogadores para nos ligarmos à Switch, escolher o nosso nome, tirar uma foto e preparar para o jogo. Bem, na realidade as novidades são duas, porque uma única Nintendo Switch permite até 100 jogadores em simultâneo utilizando smartphones!

Portanto, no que toca à facilidade de ligação entre o smartphone e a Switch não há nada a apontar, mas, como é a estabilidade e a experiência em si?

Escusado será dizer que temos de garantir uma ligação bastante forte à internet em todos os dispositivos envolvidos. Assim, uma vez conseguida (nem sempre é fácil), temos uma interface extremamente competente, estilizada e com rápido tempo de resposta. Tudo isto faz com que seja possível ter uma experiência ótima usando um telemóvel, seja para agachar, tirar fotos ou até saltar à corda

(Como seria de esperar, temos de autorizar a utilização da câmara do nosso telemóvel, assim como outras permissões enquanto usamos a app)

Porém nem todos os minijogos podem abdicar da presença de um joycon para ser possível participar no mesmo, neste caso um joycon por equipa é o suficiente. Como exemplo temos o minijogo Ninja, que envolve um jogador aleatório de uma equipa usar o Joycon como espada para bloquear shurikens lançados pela equipa adversária através dos respetivos telemóveis.

(Este foi sem dúvida o meu mini-jogo favorito… provavelmente por ter visto demasiada anime em miúdo)

Conclusão

Posso concluir a dizer que Everybody 1-2-Switch consegue sem dúvida ser um party game extremamente competente e divertido.

O facto de já não estarmos limitados quanto ao número de jogadores, e de ser possível usar qualquer smartphone moderno como comando, faz com que seja possível entreter até 100 pessoas com apenas uma consola Switch.

Acrescentando a tudo isto temos o facto de este jogo custar apenas 30 euros numa altura em que, mesmo jogos com menos conteúdo, são capazes de custar o dobro.

A minha única crítica é ao facto de alguns dos mini-jogos serem muito simples ou grande parte das perguntas nos quiz serem demasiado óbvias. Porém isto pode ser atribuído ao facto de ser um jogo para toda a família.

A realidade é que se trata de um jogo que, quem compra sabe perfeitamente para aquilo que vai. Everybody 1-2-Switch mostra logo á partida o que tem para oferecer e vem preencher um nicho de mercado que neste momento não tem muitas opções com esta relação qualidade-preço.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Gonçalo Henriques
Gonçalo Henriques
Lembro-me de ser miúdo e passar os meus dias a jogar NES/PS1, acho que até aí já sabia que iria ser gamer para o resto da vida. Agora quero partilhar este meu interesse com todos os que estejam interessados em ouvir um geek a falar da sua paixão.

Leia também

Antes de começar esta análise, gostaria de agradecer à Nintendo Portugal pela oportunidade de me deslocar à sede da gigante Japonesa em Lisboa, para experimentar este jogo com outros colegas da área, foi uma rebaldaria super divertida. Retirado isto, caro leitor, se foi daqueles gamers...Everybody 1-2-Switch (Análise Switch)