Carros elétricos chineses mais baratos na Europa? Sim… mas não ao preço da China! Como deve saber, Portugal nem é o mercado mais apetecível na Europa, visto que somos cada vez mais o lixo do velho continente, ao irmos buscar carros “velhos” (mas bons) à Alemanha e França, isto em vez de optar por soluções mais recentes.
Algo que se deve obviamente ao sistema fiscal que temos em Portugal, e claro, ao facto de ganharmos (muito) pouco face ao resto da Europa.
Sendo exatamente por isso que existe sempre muito burburinho à volta dos carros Chineses, especialmente quando o seu preço Chinês é anunciado. Aliás, basta olhar para a loucura do carro da Xiaomi, que fez mesmo mexer a alma do condutor Português.
Pois bem, sabia que os carros Chineses vão ficar mais baratos por cá?
Europa perto da China! Carros mais baratos? Sim! Mas calma…
Como já deve ter visto em algumas notícias, os carros elétricos chineses podem estar prestes a ficar bem mais baratos na Europa. Mas antes que comeces a sonhar com um BYD Han ou um Xiaomi SU7 por 25 mil euros… calma. Porque, mesmo com as novas negociações em cima da mesa, os preços ainda vão ter de passar por um “filtro europeu”.
O que é normal! Uma das maiores indústria Europeias é a produção automóvel. A Europa não vai deixar-se conquistar por carros Chineses só porque Donald Trump parece ter endoidecido.
O que está a acontecer?
A União Europeia e a China estão a discutir o fim das tarifas aplicadas aos veículos elétricos chineses, impostas no ano passado. Porém, vai continuar a existir uma taxa para a entrada destes veículos no velho continente. Ou seja, em vez de tarifas aduaneiras, a UE quer aplicar um preço mínimo fixo para cada modelo vendido por cá.
Ou seja, não vamos ter uma invasão Chinesa com preços impossíveis de acompanhar. Porém, também não vamos ter tarifas de 45.3% como vimos com a SAIC, 18.8% para a Geely, ou os 17% da BYD, que encareciam (e encarecem) brutalmente os preços.
Em suma, se estas tarifas forem mesmo eliminadas, vai ser uma viragem histórica no mercado europeu de veículos elétricos. Curiosamente, vai também ser um verdadeiro pesadelo para marcas como a Tesla, que têm vindo a perder terreno, principalmente na Alemanha, onde as vendas já caíram mais de 60%.
E o que significa isto para nós?
Significa que poderemos finalmente ter opções reais e competitivas de elétricos sem pagar balúrdios.
Aqui não estamos a falar de modelos básicos com interiores baseados em plástico duro. Estamos a falar de carros com especificações que rivalizam (ou superam) qualquer coisa vinda do Ocidente.
Isto é bom noutro sentido, porque também significa que as marcas europeias vão ter de acordar. Chega de vender elétricos a 40 mil euros com bateria limitada e carregamentos de 100 kW.
A concorrência está aí… e vem da China.
Conclusão
Sim, os carros elétricos chineses vão ficar mais baratos. Mas não, não vais comprar um BYD ao preço de um Dacia. Ainda assim, é uma boa notícia para quem quer dar o salto para a mobilidade elétrica sem perder um rim ou meio fígado.