Está tudo mais caro, isto é um facto, especialmente no mundo da tecnologia, em que podemos fazer comparações diretas face aos lançamentos do ano passado. O que até faz algum sentido! Afinal, infelizmente, apesar da baixa procura por parte dos consumidores, os custos de produção, e de logística, continua altíssimo, isto já para não falar da inflação geral.
Porém, existe uma desculpa muitas vezes aproveitada pelos departamento de vendas e de marketing de grandes fabricantes, que simplesmente já não faz sentido. Por exemplo, no caso dos novos Galaxy S23, a Samsung desculpa-se com a diferença de valor do Euro face ao dólar. O que era verdade em 2022, mas deixou de o ser em 2023. É que o Euro voltou a valer mais que o dólar. E agora?
Estamos a falar disto porquê? Bem, caso não saiba, face ao ano passado, a gama de smartphones Galaxy S23 encareceu 13% em Portugal. E claro, o Euro vs Dólar foi uma das razões apresentada.
Euro é a desculpa das empresas mas vale mais que o dólar!
Portanto, sim, é verdade que a desvalorização do euro face ao dólar nos veio dificultar a vida durante o ano de 2022. Muito produtos aumentaram de preço devido a este fenómeno, um efeito que vimos mais no lado dos combustíveis, visto que a grande maioria do petróleo é negociado em Dólares, e por isso mesmo, a Europa, em baixa devido à guerra na Ucrânia, viu-se obrigada a comprar uma maior quantidade, com uma moeda mais fraca.
Porém, este efeito já não se verifica! O Euro valorizou de forma significativa no final de 2022, e início de 2023. Afinal, neste momento, 1€ = 1.10$.
Ainda assim, as empresas continuam a utilizar a mesma exata desculpa, e como se isso não fosse suficiente, os aumentos que vimos no passado, não estão a desaparecer agora. Mas isso é o clássico de qualquer crise com muita inflação à mistura… O que sobe jã não volta a descer.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!