Nunca ninguém disse que seria fácil, mas agora que temos as consolas de nova geração nas prateleiras, alguns estúdios estão mesmo a sofrer com a carga de trabalho adicional. Um excelente exemplo é a Remedy Entertainment, que basicamente veio a público dizer que otimizar para duas gerações de consolas é “uma merd*“.
Estúdios estão a odiar desenvolver para duas gerações de consolas
Portanto, as consolas de nova geração (PS5, Xbox Series S/X) são obviamente muito poderosas, no entanto, ainda não conseguiram vender um número suficiente de unidades para poderem justificar uma aposta séria da indústria de desenvolvimento. (Algo que a crise de semicondutores e pandemia não está a ajudar!)
Por isso, se querem fazer dinheiro a sério, os estúdios estão basicamente obrigados a desenvolver os seus jogos para o PC, PS4, Xbox One, PS4 Pro, Xbox One X, PS5, Xbox Series e Xbox Series X.
Contudo, as limitações do hardware mais antigo são neste momento demasiado agressivas para estes mesmos developers. Especialmente para aqueles que viam nas consolas de nova geração, uma oportunidade de abrir as asas para criar mundos mais complexos, e dar uso a tecnologias realmente inovadoras.
Ora leia o que o porta-voz do estúdio Remedy teve a dizer:
“Temos de suportar a geração anterior, e a nova geração! Ter a certeza que tudo funciona. E ao mesmo tempo sermos limitados pelas escolhas que tomamos há vários anos atrás. (Para o hardware antigo.) Por isso, na grande maioria das vezes, decidimos refazer tudo para os ports ‘next-gen’. No entanto, isto retira recursos importantes para outras coisas que queremos fazer para o futuro. Como as melhorias dos nossos motores de jogos, e desenvolvimento de outros projetos já em curso.”
Entretanto, tanto a Sony como a Microsoft querem manter as suas consolas mais antigas ativas durante mais algum tempo, provavelmente mais 2 ou 3 anos. O que faz todo o sentido, tendo em conta as atuais dificuldades na produção e distribuição do novo hardware. (E claro, números de consolas PS4 e Xbox One vendidas!)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!