Quer ser uma estrela do TikTok? Faça coisas horríveis!

O The Verge lançou um artigo muito interessante que revela algumas tendências de uma das redes sociais mais faladas do momento. Goste-se ou não, tem milhões de fãs e continua a ganhar novos utilizadores todos os dias. No entanto, esta é uma rede que funciona de forma diferente das outras. Assim no Instagram queremos ver o que é bonito. No TikTok pega o que normalmente é menos atrativo, pelo menos para alguns. Milhões de borbulhas a serem espremidas com pus a sair e receitas de fugir é o que está a dar. É por esse motivo que para ser uma estrela do TikTok pode começar por fazer coisas horríveis!

Quer ser uma estrela do TikTok? Faça coisas horríveis!

No caso das borbulhas há várias pessoas que gostam e ver esses conteúdos. No entanto, no campo da comida seria de esperar que todos gostássemos do que parece mais bonito e saboroso não é? Aparentemente não.

TikTok, downloads

De acordo com os especialistas, criar conteúdo que desencadeie indignação nos utilizadores faz sentido numa economia baseada em atenção. “Quando estamos a percorrer publicações nas redes sociais, acho que há algo sobre negatividade e dor que pode captar melhor a nossa atenção”, explica Steve Rathje, investigador de pós-doutoramento em psicologia na Universidade de Nova Iorque que se foca nas redes sociais, polarização política e desinformação. Ele já publicou trabalhos sobre a forma como emoções fortes como a indignação e o ódio predizem e impulsionam a viralidade das publicações nas redes sociais.

“As redes sociais podem estar a criar incentivos perversos para a criação de conteúdos polarizadores”, acrescentou Rathje, “porque este é o tipo de conteúdo que recebe atenção online”.

estrela do TikTok

Captar a atenção de forma consistente ao longo do tempo não é fácil. De facto, no caso das comidas de fugir, a arte de manter os espectadores envolvidos com cada receita pode envolver trabalho longo e árduo. Claro que depois dá o seu retorno.

Se fizermos uma coisa terrivelmente má no TikTok vamos chamar muito mais à atenção. Nessa altura a publicação será partilhada vezes sem fim e rapidamente se torna viral. Se for uma coisa “normal” só temos direito a um muito engraçado e adeus.

De facto, se quer ser uma estrela do TikTok pode começar a preparar conteúdos para irritar terceiros. Vai funcionar muito bem! Especialmente enquanto não souberem onde mora.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também