Estes problemas parecem da bateria mas são do alternador!

A bateria é frequentemente a primeira coisa que vem à mente quando se pensa no que alimenta o sistema elétrico de um automóvel. Afinal de contas, são as baterias que fornecem energia à maioria dos nossos aparelhos. No entanto, as coisas funcionam de forma um pouco diferente nos automóveis, onde a principal função da bateria é ligar o motor. Quando o motor está a funcionar, o alternador assume o controlo, alimentando o sistema elétrico do automóvel e recarregando a bateria enquanto o motor está a funcionar. No entanto, esta peça do seu carro não está livre de falhas. Assim vamos dizer-lhe os problemas que parecem da bateria mas são do alternador.

Estes problemas parecem da bateria mas são do alternador!

Problemas eléctricos e luzes de aviso

Uma vez que o alternador controla o sistema elétrico do seu automóvel, uma das primeiras coisas que irá notar quando as coisas correm mal é que os componentes electrónicos do seu veículo começam a comportar-se de forma irregular. Preste atenção se os seus faróis começarem a escurecer ou a piscar, porque isso pode ser um sinal de que o alternador não está a gerar energia suficiente para os manter no seu brilho máximo. Embora possa parecer contra-intuitivo, o inverso também pode acontecer, com os faróis a brilharem demasiado. Também pode notar que eles alternam entre os dois, indo e voltando de fracos para brilhantes. Além disso, esteja atento a coisas como as luzes interiores, o ecrã do painel de instrumentos e o rádio que mostrem sinais de energia insuficiente, como escurecimento, cintilação ou desligamento total.

alternador do carro está com problemas

Outro sinal de que o seu alternador pode estar com problemas é quando a bateria no painel de instrumentos do seu automóvel se acende. Embora possa pensar que a bateria está a ter problemas quando vê esta luz, é frequentemente um indicador de que algo está errado com o sistema elétrico do automóvel e que este não está a receber energia suficiente do alternador. É importante saber a diferença entre uma bateria avariada e um alternador que está a falhar. Se o seu automóvel arrancar sem problemas e tiver sobretudo problemas eléctricos durante o funcionamento, é provável que esteja a lidar com um problema de alternador.

Ruídos invulgares e inspeção física

Os seus ouvidos podem ser um aliado na detecção de problemas com o alternador. Como qualquer condutor sabe, os automóveis produzem todo o tipo de sons, o que torna este sinal mais difícil de reconhecer. No entanto, se prestar muita atenção a sons novos ou invulgares, estes podem indicar-lhe que algo não está bem. Um alternador com tensão gera ruído, enquanto um ruído de moagem pode indicar uma falha do rolamento interno. Pode ouvir ruídos de chocalhar se a montagem do alternador estiver solta ou se houver problemas com a correia de transmissão.

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Inspecionar fisicamente o alternador é o passo seguinte para identificar um problema se tiver ouvido algum destes ruídos estranhos. Pode fazer uma verificação visual para detetar folgas na correia de transmissão, sinais de fissuras ou desgaste excessivo. Além disso, procure quaisquer sinais de danos visíveis no alternador, como corrosão ou fugas. Se ainda tiver dúvidas, o melhor é levar o carro para uma inspeção profissional. Um mecânico pode examinar minuciosamente e efetuar testes para verificar o estado do seu alternador.

Testes de tensão e de bateria

Se se sentir à vontade para efetuar verificações básicas, utilizar um multímetro para efetuar um teste de bateria e tensão é uma forma simples de diagnosticar problemas no alternador.

Coloque o multímetro na definição de tensão 20 DC. Com o motor desligado, ligue a ponta de prova vermelha do multímetro ao terminal positivo da bateria e a ponta de prova preta ao terminal negativo. Uma bateria saudável deve mostrar cerca de 12,6 volts.

Ligue o motor e efetue a mesma leitura de tensão. A tensão deve agora situar-se entre 14 e 14,5 volts, o que indica que o alternador está a carregar a bateria. Se a leitura descer abaixo dos 14, pode significar que a bateria está avariada ou que existe um problema no alternador.

Desligue o motor e todos os acessórios. Uma leitura inferior a 12,2 volts sugere que a bateria não está totalmente carregada ou está a falhar.

Ligue todos os componentes electrónicos do veículo, incluindo os faróis, as luzes interiores, o sistema de controlo da climatização e o rádio, para utilizar o lugar do carro na sua carga máxima de tensão. Esteja atento ao multímetro: se a leitura for inferior a 13,5 volts, o alternador está a ter problemas em carregar corretamente a bateria e poderá ter de ser substituído.

Estes testes irão ajudá-lo a confirmar se está a lidar com um problema no alternador ou apenas com uma bateria que precisa de ser carregada.

Agora já sabe como descobrir se o alternador do carro está com problemas.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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