Este truque reduz a temperatura do motor do seu carro!

As temperaturas no exterior não contribuem muito para a saúde dos veículos, especialmente para quem está a fazer grandes deslocações. De facto, agora que se esperam temperaturas bastante altas todos os cuidados são poucos para que não tenha nenhuma surpresa com o seu automóvel. É por esse motivo que lhe vamos falar de um truque que reduz a temperatura do motor do seu carro.

Este truque reduz a temperatura do motor do seu carro!

Parece um pouco estranho, mas a verdade é que funciona. Para evitar ter problemas com um motor demasiado quente e ficar na estrada quando falta pouco para chegar ao seu destino há um truque a que pode recorrer e que funciona.

É que pode utilizar a chauffage (aquecedor) do seu carro para baixar a temperatura do motor se este sobreaquecer. É uma solução improvisada, claro, mas útil para o caso do termostato ficar preso. Também pode ajudar com um radiador entupido porque o elemento de aquecimento é, na verdade, outro radiador mais pequeno que aumenta a capacidade de arrefecimento do sistema. No entanto, não ajuda com uma bomba de água avariada porque o fluxo de líquido de refrigeração será limitado.

motor do carro a sobreaquecer, imobilizador do motor, motor do carro sobreaquecerAgora, a ideia de aquecer o habitáculo quando a temperatura exterior é escaldante parece certamente estranha. No entanto, pode torná-lo um pouco mais suportável, empurrando o fluxo de ar apenas para as aberturas exteriores no seu painel de instrumentos. Depois, abra as janelas e direcione o fluxo de ar para o exterior. Uma vez que o ar que sai pelas aberturas de ventilação é mais quente, deve sair facilmente do habitáculo.

Se nada resultar, encoste o carro e desligue o motor

Nalgumas circunstâncias, isto pode não resolver e o indicador da temperatura continua a subir. Isto acontece sobretudo, como referimos acima, devido a uma bomba de água avariada, mas um nível baixo de líquido de refrigeração, um radiador entupido, um termóstato encravado, uma tampa do radiador defeituosa ou uma fuga em qualquer parte do sistema também podem ser os culpados.

Quando se depara com esta situação, o melhor é encostar o carro num local seguro e desligar o motor. No entanto, certifique-se de que volta a colocar a chave na posição ON. Isto é importante, pois permitirá que a ventoinha do radiador receba eletricidade e arrefeça o radiador e o bloco do motor, empurrando o fluxo de ar. Após alguns minutos, abra o capô, pois isso permitirá que o ar quente saia rapidamente para a atmosfera. Não se apresse, pois o vapor quente acumulado pode causar queimaduras.

Tenha em atenção que inspecionar o sistema de arrefecimento nesta altura é muito perigoso, uma vez que o líquido de arrefecimento estará altamente pressurizado e muito quente. Nem sequer pense em abrir a tampa antes de o motor arrefecer significativamente, ou poderá queimar-se. É altamente recomendável usar luvas de segurança ou um pano para reduzir o risco.

Depois de arrefecer, encha o sistema com líquido de arrefecimento ou água destilada, volte a ligar o motor e deixe-o a trabalhar até voltar à temperatura de funcionamento para ver se sobreaquece. Se a temperatura se mantiver dentro do intervalo normal, conduza lentamente, mas espreite constantemente o indicador de temperatura no painel de instrumentos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também