Se cuidar dos seus dispositivos tecnológicos corretamente, a maioria dos gadgets e componentes continuarão a funcionar durante muito tempo. No entanto, a natureza delicada dos componentes eletrónicos significa que chegará um momento em que eles começam a vacilar. Hoje vamos falhar-lhe de um problema no PC que quando começa significa que um componente está a chegar ao fim da sua vida.
Tem este problema no PC? A culpa é deste componente!
Quando pensamos em problemas no computador muitas vezes não nos lembramos dos problemas de memória. Isto porque é mais visível um ecrã partido ou um teclado que nem sempre funciona. No entanto, a RAM não é algo que se possa ignorar. É uma das partes mais importantes de qualquer computador.
Em termos simples, a RAM é responsável pela quantidade de aplicações que a nossa máquina pode executar a qualquer momento. Se ela não estiver a funcionar bem, as apps também vão ter o mesmo problema.
Diminuição do desempenho
Um dos sinais mais reveladores de problemas na RAM é a diminuição de desempenho ao longo do tempo. Se descobrir que o computador está a funcionar perfeitamente depois de o ligar pela primeira vez, mas quanto mais tempo o utilizar, mais lento se torna, poderá estar a caminho de muitos problemas. Esta situação será especialmente perceptível em aplicações que puxam muito pela memória, como o Photoshop, jogos de vídeo complexos e browsers.
Claro que a RAM defeituosa pode não ser a causa do problema. Uma aplicação com erros também pode fazer isso. Especialmente aquelas que estão configuradas logo para iniciarem no arranque.
Um teste que pode utilizar é reiniciar a sua máquina, deixando todas as apps desativadas. Se o problema se resolver então a causa estava mesmo numa aplicação. Se por outro lado continuar a acontecer mesmo sem aplicações em execução, pode ser a hora de começar a comprar novos módulos RAM.
Falhas aleatórias
Tal como acontece com a degradação do desempenho, só porque o computador falha aleatoriamente, não significa necessariamente que a RAM esteja defeituosa. No entanto, aponta para a possibilidade de que possa estar.
Isto é especialmente verdade se não parece haver consistência nas falhas. Por exemplo, se receber o famoso ecrã azul da morte no Windows sempre que tenta abrir uma determinada aplicação, é provável que a aplicação seja a culpada e não o hardware. Mas se descobrir que os acidentes ocorrem sem aviso prévio e em momentos aleatórios, a sua RAM pode ser responsável.
Ficheiros Corrompidos
De repente, poderá descobrir que os ficheiros a que acede e utiliza frequentemente estão corrompidos e não podem ser abertos.
Além de ser uma lição sobre a importância de fazer backups regulares, é mais um sinal claro de que a RAM pode estar com problemas.
Uma RAM defeituosa pode fazer com que a estrutura do disco rígido se degenere e eventualmente, não será capaz de arrancar a sua máquina.
Memória mal reportada no Windows
É fácil verificar a quantidade de RAM que o seu sistema pensa que tem tanto no Windows como no Mac.
Se os valores não corresponderem ao que deviam definitivamente passa-se alguma coisa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!