O mês de Junho trouxe boas notícias para quem pretende pagar menos de telecomunicações. É verdade que não se trata de uma diferença de preço surpreendente. No entanto, tudo o que represente uma redução é sempre bem vindo. Assim, a ANACOM revelou que no mês passado, os preços das telecomunicações, medidos através do respetivo grupo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), diminuíram 0,2% face ao mês anterior. Isto tornou as mensalidades mais baixas para cada operador de telecomunicações. No entanto isto não significa que todas as ofertas sejam mais baratas a todos os níveis como iremos explicar a seguir.
Quando procuramos por um operador de telecomunicações mais barato não nos podemos guiar apenas por detalhes como o preço inicial a partir do qual um serviço está disponível. É que muitas das ofertas básicas podem não satisfazer as suas necessidades. Seja como for é sempre um bom ponto de partida. No entanto, esta ressalva é importante porque na hora de escolher convém optar sempre pela melhor solução possível.
Mensalidades mais baixas por operador
As mensalidades mais baixas, ou dito de outra forma o operador de telecomunicações mais barato em Junho, foi a NOWO em sete casos. Isto num leque de 11 serviços/ofertas. Por outro lado, a MEO e a Vodafone apresentaram as mensalidades mínimas para dois tipos de serviço/ofertas, cada uma.
A título de exemplo, a NOWO apresentou mensalidade mínima mais baixa para o serviço telefónico móvel individualizado (6,25 euros) e para as ofertas em pacote triple play (26,25 euros) e quadruple play (32,50 euros). Por outro lado, a Vodafone apresentou a mensalidade mínima mais baixa da oferta quintuple play (64,10 euros).
Preços acima da média europeia
Conforme se pode ler no site da Anacom os preços da banda larga em Portugal encontravam-se acima da média da UE27 para a maioria dos perfis de utilização analisados, de acordo com dados da Comissão Europeia.
Relativamente aos perfis de utilização “4P”, os preços das ofertas em Portugal encontravam-se entre 7% e 37% acima da média da UE, ocupando entre o 14.º e o 26.º lugar do ranking da UE.
Quanto às ofertas em pacote triple play, os preços em Portugal eram entre 17% e 38% superiores à média da UE. Ou seja, ocupando entre a 19.ª e 23.ª posições do ranking.
Os preços da banda larga fixa isolada (single play) em Portugal encontravam-se entre 29% e 54% acima da média da UE. Assim situam-se entre o 23.º e o 27.º lugar do ranking da UE.
No caso das ofertas isoladas de banda larga móvel, os preços praticados em Portugal encontravam-se entre 40% e 72% acima da média da UE. Os preços praticados em Portugal encontram-se entre o 22.º e o 26.º lugar do ranking da UE.
No que diz respeito aos perfis que incluem voz móvel e Internet no telemóvel, os preços praticados em Portugal eram entre 17% e 78% superiores à média da UE. Isto para todos os perfis de utilização, com exceção do cabaz com menor volume de tráfego (1 GB + 30 chamadas), onde os preços praticados foram inferiores à média da UE (-3%). Portugal situava-se entre o 23.º e o 27.º lugar do ranking da UE.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!