Hoje em dia, a segurança e privacidade dos nossos dados é quase sempre a palavra de ordem, pelo menos na teoria. É que na prática, a grande maioria dos utilizadores continua a cometer erros básicos, que mais tarde ou mais cedo poderão dar problemas muito graves.
Este é o maior erro que pode cometer ao escolher uma password
Portanto, um dos maiores erros, que apesar de ser constantemente apontado pelos especialistas da indústria da segurança Online, continua a ser repetido pela grande maioria dos utilizadores… Estamos a falar da repetição das credenciais de login em todas as plataformas.
Como o Facebook, Instagram, Contas de Emails, e até plataformas de pagamentos como o PayPal.
Afinal de contas, basta uma destas plataformas ser atacada. Como tem acontecido com o Facebook mais recentemente. E pronto, qualquer pirata irá ficar com acesso a tudo o que tem em sua posse.
Além disto, verdade seja dita, as passwords mais populares são uma vergonha, com o Top 2 a ser populado pelas míticas: “password”, “password1” e “12345678”. Aliás, também parece existir uma moda, onde os utilizadores optam quase sempre por utilizar o nome dos seus animais de estimação. Dito isto, como as pessoas adoram meter fotos destes mesmos animais nas redes sociais. Não é muito difícil saber qual é o nome do ‘pet’, e posteriormente tentar entrar nas contas do dono.
Assim, voltamos a dizer que é sempre boa ideia usar um gestor de passwords, onde possa ter acesso a tudo através do PC, smartphone e tablet. Caso ache isso demasiado complicado, vá no imediato mudar as suas passwords e garanta que não está a usar a mesma em duas plataformas diferentes. Aliás, em vez de “palavras-chave”, o ideal é mesmo utilizar “Frases-Chave”.
Por exemplo, em vez de utilizar “pluto10” em homenagem ao cão da Disney como password. Pode simplesmente meter “ocaodoratomickeyeopluto” (O cão do rato Mickey é o Pluto”).
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!