Caso não se lembre, antes do lançamento oficial, era esperado que as versões Pro do iPhone 15 fossem as primeiras a dizer adeus aos botões físicos, de forma a dar as boas vindas a botões altamente personalizáveis sensíveis ao toque, completos com feedback tátil.
Porém, a Apple adiou os seus planos devido ao custo de implementação do sistema. Um adiamento prolongado, visto que a grande maioria dos rumores relativos aos novos iPhone 16 nem sequer mencionam este tipo de botão. Mas, caso não saiba, até existiram protótipos em teste nas ruas!
Este é o iPhone 15 Pro que podia ser mas nunca foi!
Portanto, um iPhone 15 Pro Max apareceu recentemente na Internet com algumas diferenças face ao modelo que tão bem conhecemos. Estamos a falar de um protótipo com botões sensíveis ao toque em vez dos tradicionais botões mecânicos.
A uma primeira vista, parece que pouco ou nada muda. Mas, ao serem sensíveis ao toque, estes botões não podem ser pressionados, apenas registam acções consoante o gesto ou força que faz em cada um deles.
Este sistema iria permitir vários novos tipos de ações extremamente interessantes, especialmente quando temos em conta a personalização que poderia ser feita. Ou seja, poderia tocar 2x ou 3x para ter acesso a coisas diferentes, poderia deslizar o dedo para aumentar ou diminuir o volume, abrir apps, etc…
Entretanto, ainda existe esperança para a implementação deste sistema nos novos iPhone 16 Pro e Pro Max. Porém, a grande desvantagem deste tipo de botão continua muito presente, que é o seu custo por unidade. A Apple, em uma altura de encarecimento geral no mundo dos smartphones, não parece muito convencida a cortar as suas margens, e como tal, é muito provável que não seja ainda desta vez que vamos dar as boas vindas a este tipo de botão.
Antes de mais nada, acha que seria algo de interessante? Ou ter botões mecânicos é sempre uma ideia superior? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!