A Apple é uma das empresas mais conhecidas no mundo tecnológico, muito por ser considerada uma das que mais aposta na inovação, mas será isso algo do passado?
O analista da Bernstein, Toni Sacconaghi, disse hoje que, apesar de a Apple ter investido 12,7 mil milhões de dólares no ano passado em pesquisa e desenvolvimento, é possível que a empresa não esteja a investir o suficiente na inovação.
A quantidade de dinheiro que a Apple gastou em pesquisa e desenvolvimento no ano passado foi maior do que a quantidade investida em novos produtos de 1998 a 2011, período que incluiu a introdução do iPhone, iPad e iPod. E sim, o crescimento da Apple em gastos de pesquisa e desenvolvimento é muito superior ao crescimento da receita obtida.
Sacconaghi diz que o gigante da tecnologia está a gastar apenas 2% em pesquisa e desenvolvimento, comparado a 25% de alguns dos seus concorrentes. Estes 2% que falamos é relativo à quantidade de dinheiro gerado pela empresa após contabilizar gastos de capital (como edifícios e equipamentos). Como a Apple gera uma quantia enorme de dinheiro a cada ano, até estes 2% chega a uma tonelada de dinheiro. Ainda assim, como podemos ver pela percentagem anunciada, a Apple não está a investir tanto quanto a concorrência.
O analista observa que a Apple gasta 5,1% de sua receita em pesquisa e desenvolvimento em comparação com os 10% gastos por outras empresas de tecnologia com a mesma margem bruta gerada pela Apple (38%). Sacconaghi diz que os números mostram que a Apple precisava de dobrar os seus gastos em pesquisa e desenvolvimento apenas para igualar o percentual de receita gastos pelos seus concorrentes.
Além disso, a Apple é a maior produtora de receita entre as dez maiores empresas de tecnologia dos EUA por capitalização de mercado, mas foi a sexta em dez em gastos com pesquisa e desenvolvimento.
Apple ganha muito, mas não investe assim tanto
Embora o valor real gasto neste setor tenha quintuplicado nos últimos 6 anos e meio, o analista diz: “O fracasso em produzir outras ofertas de grande sucesso talvez seja o mais dececionante no contexto da escala da empresa e dos recursos da Apple”.
Muito se fala dos próximos produtos inovadores da empresa. Os mais interessantes são os rumores de uns óculos e de algo relacionado com um carro. O analista da Loup Ventures, Gene Munster, disse no ano passado que os óculos da marca seriam um produto com maior sucesso que o próprio iPhone.
É fácil criticar a Apple por falta de um maior investimento em pesquisa e desenvolvimento, críticas essas que essas que ficaram acentuadas em 2012-2013. No entanto, desde essa altura a empresa de Cupertino apresentou o Apple Watch, o AirPods e o HomePod. Embora o Apple Watch tenha tornado a Apple a maior fabricante de relógios do mundo e os AirPods tenham sido um produto de grande sucesso, nenhum destes teve o impacto sobre os consumidores numa forma global que o iPod, iPhone e iPad tiveram quando foram lançados.
Se tivermos um olhar crítico, podemos ver que nenhuma outra grande marca tecnológica apresentou algo com grande inovação.
Acham que a Apple devia investir ainda mais em pesquisa e desenvolvimento? Ou estará o mercado e a tecnologia um pouco limitados para novos produtos neste momento?
Aproveitem um desconto de 10€ na compra de qualquer smartphone na ForallPhones ! Mas sejam rápidos, só têm de introduzir com o código FPA03RJ quando forem fazer a compra.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!