Estamos a chegar ao limite daquilo que é uma consola?

A tecnologia está sempre a mudar, a evoluir, etc… Mas, ao que tudo indica, as consolas estão muito perto daquilo que é o seu limite. Ou melhor, estão muito perto daquilo que uma consola pode e deve ser no mercado.

Quem o diz é nada mais nada menos que Shawn Layden, um ex-executivo que outrora teve imenso poder dentro do Universo Sony PlayStation.

Será que a consola de sala vai deixar de existir para dar espaço a um outro qualquer produto, ou serviço?

Estamos a chegar ao limite daquilo que é uma consola?

playstation 5, ps5 pro, playstation 5 pro

Portanto, caso não saiba, é muito improvável que as consolas voltem a dar um outro salto significativo de performance e qualidade visual, uma vez que os sistemas atuais já estão muito próximos do limite daquilo que uma consola pode e deve ser.

  • Nota: Aliás, a PS5 Pro já se sente como um teste ao  mundo das consolas. Ao tentar entrar em níveis de preço nunca antes vistos.

O que claro está, levanta a questão do milhão de euros… Ainda existe espaço para consolas no futuro destas grandes empresas?

De forma mais concreta, o salto de performance entre gerações estão a chegar a um ponto em que as diferenças são mínimas, e como já deve ter percebido, a grande maioria dos jogadores não está muito interessada em Teraflops e Ray-Tracing. Os jogadores apenas querem os seus jogos a correr à sua frente, com a melhor qualidade possível.

Ou seja, a curva de inovação do hardware está a começar a estabilizar e a homogeneização do hardware de jogos resulta em muito poucas diferenças entre o hardware de uma qualquer consola PlayStation e uma Xbox.

Sim, como deve imaginar, vão existir melhorias no futuro, e como tal, deverá existir pelo menos mais uma grande geração de consolas de sala (PlayStation 6 e Xbox Next). Porém, depois desta geração, é muito provável que o mercado se tenha de adaptar a uma nova realidade.

Ainda assim, isto é muito curioso porque o lado da Xbox promete o maior salto de sempre entre gerações com a sua próxima consola… Afinal… Quem tem razão? Ainda vamos ter muitas e boas consolas? Ou o aumento de preços do hardware, e relativa facilidade que começa a existir no lado do streaming, vai acabar por “matar” este mercado?

Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também