Estabilizador de gasolina: veja se o seu carro necessita!

Um automóvel contém uma variedade de fluidos, desde o óleo do motor à solução de limpeza que sai dos limpa para-brisas. Dito isto, a maioria destes fluidos serve algum tipo de objetivo óbvio e a sua utilização é geralmente importante. No entanto há coisas mais óbvias e outras menos. Uma delas passa por algo que se chama estabilizador de gasolina.  Mas é mesmo necessário? O facto de o motor do seu automóvel precisar ou não de um estabilizador de gasolina depende em grande medida de vários factores, alguns dos quais podem ser mais relevantes para determinados tipos de condutores e situações de condução.

Estabilizador de gasolina: veja se o seu carro necessita!

O que é?

O que se passa com a gasolina é que, mesmo que não esteja a conduzir ativamente o seu carro, ela começa a evaporar gradualmente e a ficar gasta se a deixar durante muito tempo. Isto forma resíduos no carburador e, de um modo geral, torna a gasolina menos eficaz para alimentar o motor. O objetivo de um estabilizador de gasolina é inibir este processo.

O estabilizador de combustível é uma solução química, frequentemente à base de petróleo, que é adicionada ao depósito de combustível do seu carro juntamente com a gasolina normal. Utilizando uma combinação de agentes lubrificantes e antioxidantes, o estabilizador de combustível evita que a gasolina no depósito evapore ou fique gasta. Isto garante que ela está pronta para a estrada durante períodos de tempo mais longos. Muitos estabilizadores de combustível também contêm elementos protectores que, quando passam pelo motor, deixam uma camada protetora. Isto ajuda a proteger os componentes internos do motor contra a água ambiente e a corrosão.

Precisa de utilizar um estabilizador de combustível?

Na grande maioria das situações de condução, um estabilizador de gasolina não é um componente necessário para o funcionamento regular do motor. Partindo do princípio de que conduz o seu automóvel de forma regular ou semi-regular, não precisa de se preocupar com o facto de a gasolina evaporar ou ficar gasta antes de a poder utilizar. Embora um estabilizador de combustível não prejudique o seu motor, adicioná-lo ao depósito de gasolina é uma tarefa extra que não é realmente necessária.

carro na reserva
Empty fuel warning light in car dashboard

Uma vez que o estabilizador de gasolina se mistura com a gasolina no depósito para fazer o seu trabalho, se quiser continuar a utilizá-lo, terá de o adicionar sempre que visitar a estação de serviço para atestar o combustível.

Quando é que se deve utilizar?

As situações em que deve utilizar um estabilizador de gasolina são quando possui um veículo que não conduz muito, como um carro de coleção, ou quando está a guardar um veículo durante um período prolongado, como durante o inverno. Em vez de um carro usado regularmente, o cenário ideal para um estabilizador de combustível é manter a gasolina fresca num veículo que vai ficar sem uso durante muito tempo.

combustíves, gasolina, gasóleo, meteu combustível

Normalmente, quando se armazena um veículo durante um longo período de tempo, é suposto drenar completamente o depósito de combustível. Isto para que não se acumule nos componentes internos a já mencionada sujidade evaporada. No entanto, se não se puder dar ao trabalho de o fazer ou se planear conduzir o veículo esporadicamente, o estabilizador de combustível elimina a necessidade de esvaziar o depósito, impedindo a evaporação em primeiro lugar. Não se esqueça de que as diferentes marcas de estabilizador têm diferentes prazos de validade. Muitas podem manter um depósito fresco até um ano, mas deve ler as instruções da marca para ter a certeza.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também