Está pronto para a RAM DDR5? Tem noção da evolução?

A memória RAM é um dos componentes essenciais de tudo o que é aparelho eletrónico, nomeadamente nos nossos smartphones, portáteis e PC Desktop. Mas tem noção da evolução que este tipo de memória teve ao longo dos últimos anos?

Pois bem, apesar da atual crise de produção, a indústria está neste momento a preparar-se para dar as boas vindas ao novo standard de memória RAM DDR5! Que entretanto deverá chegar ao mercado algures na segunda metade do ano, na mesma altura em que a Intel lançar os novos Core 12000 e a AMD lançar os novos Ryzen 6000.

Por isso, a Micron recorreu às redes sociais para demonstrar todo o trabalho que tem vindo a ser feito desde 2004, altura em que lançou os seus primeiros chips de memória DDR2.



Memória: Tem noção da evolução até agora? Pronto para a RAM DDR5?

Portanto, desde os tempos da RAM DDR2, que a indústria tem evoluído a um ritmo incrível, prova disso são os aumentos de velocidade e de densidade, geração após geração.

Afinal de contas, enquanto a velocidade parece aumentar mais ou menos 100% de geração em geração, a densidade aumenta sempre 300%! O que claro está, significa que está na altura de dizer adeus aos 16Gb de memória RAM como sweet spot, visto que tudo indica que a coisa vai aumentar para os 32Gb nos próximos tempos.

Contudo, é provável que a RAM DDR5 chegue ao mercado a um preço demasiado alto para se massificar. Especialmente nestes tempos de crise de produção, que provavelmente apenas irão terminar em 2022 ou 2023. Por isso, não diga já adeus aos seus kits de memória DDR4, que esta memória ainda tem um papel a cumprir nos próximos tempos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também