Esta pode ser uma semana complicada para quem usa o Chrome!

A Google vai lançar um novo update para o Chrome que pode tornar esta última semana de Março muito complicada para os utilizadores da Internet que dependem deste browser. De facto, alguns dos sites mais populares podem deixar de funcionar e isto é algo que ninguém quer. Será mesmo uma semana complicada para quem usa o Chrome?

Esta pode ser uma semana complicada para quem usa o Chrome!

Os browsers têm um agente que na prática é a forma de se apresentarem aos sites. É graças a isso que as diversas páginas na Internet conseguem saber se a pessoa está a utilizar, por exemplo, o Chrome ou o Firefox e se está num computador ou num smartphone.

Chrome nova versão sites

O cartão de visita, ou seja, o tal agente contém algumas informações. O browser, o sistema operativo e a arquitetura do CPU. A questão é que nunca existiu nenhum standard que diga a forma como o agente tem de se apresentar. Assim com o passar do tempo e com as coisas a ficarem mais avançadas o agente tem vindo a ficar maior.

Abaixo está o exemplo de uma informação passada por um agente:

Mozilla/5.0 (X11; Linux x86_64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/98.0.4758.80 Safari/537.36

Como podem ver à frente do nome do browser está sempre o nome da versão Mozilla 5.0 ou Chrome 98.

Ou seja sempre dois dígitos. O que vem depois do ponto não interessa. O problema é que os sites não foram feitos para identificar três dígitos. Ou seja o que vai acontecer quando for lançado o Chrome 100 ou o Firefox 100. A questão é que isto pode fazer com que alguns sites não funcionem como deve ser. Especialmente aqueles que cumprem muitas funções.

À partida vão ver o Chrome 100 como Chrome 10 e por aí fora. Como pensam que o browser está desatualizado os sites deixam de funcionar convenientemente.

Para que a situação não se torne caótica, a Google e a Mozilla já estão a trabalhar em estratégias para mitigar este problema. Aliás já têm sido feitos alguns testes neste sentido e já começaram a ser corrigidos alguns bugs.

Mas caso tudo falhe há um truque na manga. Os browsers vão começar a apresentar-se como a versão 99. Pelo menos até que tudo fique resolvido.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também