Esta geração de componentes é mesmo uma enorme desilusão!

É inegável que as coisas nunca mais foram as mesmas após a pandemia de COVID-19, que causou quebras de stock em tudo ou quase tudo, e levou os preços a níveis nunca antes vistos. Porém, era de esperar um regresso à normalização em 2023 e 2024, até porque os níveis de procura também nunca mais foram os mesmos, e isso já se começa a observar nos resultados trimestrais das empresas mais importantes do mundo da tecnologia.

Ainda assim, a geração de componentes destes últimos meses/anos é das coisinhas mais sem sal possível. Será que vamos voltar a ter lançamentos de interesse, com preços justos, e níveis de performance apelativos?

Esta geração de componentes é mesmo uma enorme desilusão!

avariar o PC

Portanto, além da memória RAM DDR5 que parece ainda não ter provado que vantagens traz para cima da mesa, e está cada vez mais cara, e o armazenamento SSD parece estar ali estagnado ao não ser capaz de chegar aos níveis de performance máximo do padrão PCI 5.0, temos ainda de falar de alguns componentes discutivelmente mais importantes para quem quer jogar ou trabalhar.

Afinal, os novos Ryzen 9000 aparecem significativamente mais caros face aos Ryzen 7000 do passado, porém, com um aumento de performance que por vezes nem chega aos 5%. Temos toda a geração Intel Core 14000 cheia de problemas, com vários processadores a entrar em processo de auto-destruição só por funcionarem da forma mais banal e casual possível.

Ah… e as placas gráficas! A Intel ainda não lançou a nova geração, e parece não ter grande vontade de o fazer. Enquanto isto acontece, a NVIDIA domina o mercado e mete o preço que quer nos seus produtos. Sendo acompanhada por uma AMD incapaz de ir à gama alta, mas ainda assim, com preços muito similares aos da NVIDIA.

Porquê?

Bem, todas estas empresas têm algo em comum. Estão muito mais focadas no mundo empresarial, e não no lado do consumo tradicional. O dinheiro a sério está na IA, e como tal, a inovação e tentativa de ultrapassar limites é hoje em dia muito rara.

A força de produção e de desenvolvimento está onde está o dinheiro.

Por isso, componentes de qualidade duvidosa, sem grandes melhorias face às gerações passadas… É o novo normal. Isto a não ser que algo mude muito a sério nos próximos tempos, claro.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também