Esta é a velocidade dos primeiros SSD PCIe 5.0!

Primeiros SSD PCIe 5.0! – Como temos vindo a dizer, com a chegadas de toda uma nova geração de hardware, tanto por parte da Intel, como também por parte da AMD e da NVIDIA, vamos ver uma melhoria em vários campos daquilo que perfaz uma experiência de computação.

Sim, muito se tem falado acerca dos processadores e placas gráficas… Mas… E os novos SSD PCIe 5.0? Vai ser a loucura!

Esta é a velocidade dos primeiros SSD PCIe 5.0!

Portanto, na Flash Memory Summit de 2022, a Phison, uma empresa muito conhecida no mundo da computação, graças à performance dos seus controladores de memória, demonstrou um sistema baseado num processador AMD Ryzen 7000, a correr um dos seus novos SSD PCIe 5.0. Ora veja a performance!

Estamos a falar de um SSD equipado com o controlador Phison PS5026-E26, bem como chips de memória TLC NAND Flash de 232 camadas da Micron. Ou seja, um dos melhores controladores do mercado, aliado a chips de memória com potencial para revolucionar o mundo do armazenamento SSD nos próximos meses. (Afinal de contas, estes novos chips da Micron são mais duráveis, são mais rápidos, mais eficientes, e são também mais densos!)

Dito tudo isto, apesar do potencial teórico de um SSD PCIe 5.0 estar fixado nos 14 GB/s, não espere isso há em 2022. Primeiramente vamos aos 10GB/s, e potencialmente aos 12GB/s, com este mesmo controlador.

Consegue imaginar uma SSD a 10GB/s? Está quase! Até ao fim do ano, deverão ser lançados vários modelos equipados com hardware muito similar ao que podemos ver nesta drive.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai ser uma revolução, ou o mercado ainda tem de aprender a lidar com as novas velocidades? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também