Por vezes, a solução mais fácil pode ser a melhor e isso tem-se comprovado e muito no caso dos computadores. Utilizar um PC pode ser frustrante, especialmente se não souber porque é que algo está a correr mal. Num minuto, o site em que está a navegar está bem e, no minuto seguinte, as imagens e os vídeos não carregam. Ou talvez uma aplicação esteja a funcionar normalmente, mas agora ocupa 95% dos recursos. Pode haver muitas razões para isto mas normalmente só uma solução simples para quem está com problemas no computador.
Problemas no Computador? Há uma solução simples!
Embora todos os dispositivos sejam bastante complexos hoje em dia, os PCs são-no especialmente. Com tantos componentes e combinações diferentes disponíveis, é comum que apresentem problemas. Mas, à medida que continua a resolver problemas e a tentar solucioná-los, nada parece estar a funcionar.
A verdade é que quando isto acontece, reiniciar o computador resolve o problema.
Quando o seu computador está em funcionamento, abre e fecha alguns programas, deixa outros em execução e talvez instale ou desinstale software ou aplicações. Muitos outros processos de bastidores também param e iniciam.
Muitas destas acções, bem como o seu sistema operativo, deixam uma espécie de pegada eletrónica, normalmente sob a forma de processos em segundo plano que já não precisa de executar, ou programas que não fecham completamente.
Estes “restos” consomem os recursos do seu sistema, normalmente a sua RAM. Se isto acontecer em demasia, terá problemas como um sistema lento, programas que não abrem, mensagens de erro e outros problemas.
Quando reinicia o seu computador, todos os programas e processos terminam quando a energia deixa o seu computador durante o processo de reinicialização. Assim que o seu computador é reiniciado, tem uma folha de cálculo limpa e, normalmente, um computador mais rápido e a funcionar melhor.
O mesmo se passa com a sua TV que na prática é um computador
A mesma lógica aplica-se a coisas que pode não considerar computadores, mas que na realidade o são, incluindo smartphones, televisores, smartwatches, DVRs, modems, routers, dispositivos de transmissão de vídeo e música, sistemas de segurança doméstica, câmaras digitais, etc. Todos estes dispositivos têm sistemas operativos e software minúsculos que podem estar sujeitos aos mesmos problemas que afectam o seu computador.
Estes problemas ocorrem mesmo em aparelhos electrónicos mais sofisticados.
Reiniciar frequentemente é provavelmente um sinal de um problema maior
A necessidade de reiniciar o seu computador para resolver um problema ocasional é perfeitamente normal, especialmente se estiver a fazer um trabalho que exija muita interação com o sistema operativo, como atualizar controladores, instalar actualizações ou reinstalar software.
No entanto, se precisar de continuar a reiniciar, poderá ter problemas que um reinício está a resolver apenas temporariamente, mas que podem necessitar de uma solução mais robusta. Uma peça de hardware pode estar a falhar, ficheiros importantes do Windows podem estar corrompidos ou pode ter uma infeção por malware.
Se estiver a reiniciar regularmente, experimente alguns passos adicionais de resolução de problemas. Por exemplo, executar o Verificador de Ficheiros do Sistema com a opção scannow é muitas vezes uma boa opção.