Muitas pessoas consideram que é relativamente simples evitarmos cairmos em esquemas na Internet. Basta termos acesso onde colocamos os nossos dados e nunca partilharmos informações privadas. Por um lado é verdade. Mas há sempre novos esquemas a aparecerem em todo o lado e alguns bem diferentes dos mais tradicionais. Felizmente temos muitas empresas que querem pôr um travão nisto. Uma das grandes tendências na Internet têm sido os esquemas a envolverem animais e a situação tornou-se tão complicada que a Google está a arranjar várias formas de alertar para esta situação. Mas foi mais longe e até está a perseguir pessoalmente um dos criminosos.
Atenção: esquemas com animais estão a multiplicar-se na Internet
De facto, coisa pouca não deve ser. Isto para levar a Google a tomar acções legais contra uma determinada pessoa. Apesar de não existirem muitas informações sobre este caso o burlão tinha uma rede de sites que afirmavam vender cachorrinhos da raça basset. Para tornar tudo mais credível estavam cheios de fotos de cães adoráveis e testemunhos falsos. Para ter ainda mais sucesso utilizou várias ferramentas Google para o efeito.
Esquemas que ganharam muita força na altura do COVID-19
Estes esquemas não são propriamente novos até porque ganharam muita força desde a ascensão da pandemia de COVID-19 quando muitas pessoas quiseram adotar animais de estimação para poderem andar na rua.
Estes sites estão a ter como algo pessoas de mais idade aproveitando-se do facto de algumas serem menos experientes em tecnologia e mais propensas a cair em fraudes online. Ao verem imagens de companheiros de quatro patas tentadores, todos ficamos inclinados a cair nestes esquemas. Atenção que isto é mesmo algo bastante lucrativo para os criminosos e as vítimas são mesmo muitas. O Better Business Bureau (BBB) revela que 35% dos esquemas de compras estão relacionados com animais de estimação.
Se andar à procura de animais para comprar na Internet, em primeiro lugar adopte. Esse seria sempre a minha opinião. No entanto, se procura uma raça específica então procure sim por criadores de confiança e visite-os. Não faça uma compra na Internet como se estivesse a comprar um gadget. É que é muito provável que acaba por receber uma mão cheia de nada.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!