Atenção a este novo esquema para receber os 125 Euros!

Os criminosos não perdem mesmo tempo e há pessoas que já estão a receber e-mails e mensagens que não têm outro propósito senão roubar os nossos dados. Nos últimos dias alguns meios noticiaram e muito bem que para recebermos os 125 Euros que o governo está a atribuir é necessário termos o nosso IBAN atualizado tanto nas finanças como na segurança social. O problema é que alguém se resolveu aproveitar rapidamente disso e já está a circular na Internet um e-mail que nos pede exatamente isso. Por isso muita atenção a um esquema que fala de 125 Euros.

Atenção a este novo esquema para receber os 125 Euros!

O assunto pode mudar mas o que recebemos parece chegar das Finanças e o assunto é Verifique os seus dados para ter direito ao subsídio.

Depois a mensagem convida-nos a visitar o site das finanças para atualizarmos os nossos dados. Quando lá chegamos temos uma página que parece ser das finanças mas que na realidade não o é. É uma página falsa feita por alguém que quer deitar a mão aos nossos dados.

Entretanto quando damos um clique em clique aqui pedem-nos os nossos dados inclusivamente as informações do cartão de crédito. Isto para recebermos lá o subsídio a que temos direito.

A questão é que obviamente as finanças nunca iriam pedir o nosso cartão de crédito e muito menos o código de autenticação.

É por isto que temos de estar mesmo muito atentos. Se por algum motivo com aquela vontade de receber acabamos por cair neste esquema podemos perder mesmo muito dinheiro.

É que assim que submetemos os nossos dados eles são transmitidos de imediato para o criminoso. Nessa altura pode fazer compras, criar um PayPal para transferir dinheiro e muito mais e nós ficamos com um verdadeiro prejuízo.

Assim não confie em nenhum e-mail que receba e que lhe peça para atualizar os dados. Se tiver, de facto, de atualizar o IBAN recorra diretamente ao site das finanças ou da segurança social.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também