Como deve saber, na indústria dos semicondutores, temos várias equipas responsáveis apenas e só pelo design e produção de vários tipos de chips. Componentes que posteriormente dão vida aos nossos aparelhos computacionais, seja o PC, o telemóvel ou até o nosso smartwatch.
Estamos a falar de equipas compostas por algumas das mentes mais brilhantes do setor, e que vivem isto todos os dias. No entanto, segundo um estudo recente da Google, já temos algoritmos de IA capazes de fazer um trabalho superior!
Ou seja, é muito provável que no futuro, os chips sejam completamente desenhados pela famosa IA.
Esqueça os engenheiros. Os chips vão começar a ser feitos por IA!
Portanto, segundo o estudo da Google, que foi entretanto publicado na reputada revista Nature… Podemos ter um vislumbre ao que poderá acontecer num futuro muito próximo. Afinal de contas, o uso de IA pode aumentar muito significativamente a performance dos aparelhos de nova geração? Sabe porquê?
Muito resumidamente, é possível treinar um algoritmo, que vai tentando várias combinações de estratégias de design. Deixando de lado as que baixam a performance, e metendo em memória as que aumentam a performance. Na prática, é possível criar uma árvore de decisão, onde podemos ver as muitas variações de um único chip! Sendo possível escolher um design que dê mais primazia a certas tarefas e menos a outras.
Por enquanto, esta estratégia ainda não pode ser aplicada em todas as etapas do design de um chip. Mas claro, isto é algo que vai certamente mudar ao longo dos anos. Ou seja, estamos muito perto de um futuro em que máquinas irão criar máquinas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É incrível como a tecnologia cresce e evolui, não é verdade? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!