Se alguma vez olhou atentamente para a ventoinha de um motor a jato de um avião comercial, é provável que tenha reparado em espirais pintadas ou algo semelhante. Existem alguns estilos diferentes destas espirais, mas são quase sempre um desenho branco colocado especificamente no cubo das pás. Mas qual o objetivo das espirais nos motores a jato? São apenas por questões de estética ou há algo mais?
Estas espirais são, de facto, mais do que apenas design. O objetivo mais importante delas é alertar os trabalhadores em terra quando um motor a jato está a funcionar. Isto para que possam manter-se afastados e evitar serem sugados para as turbofans de admissão. Outra razão frequentemente invocada é a de impedir que os pássaros voem para a ventoinha do motor, o que pode ter consequências terríveis, mas não há provas oficiais de que as espirais pintadas ajudem ou não a evitar este fenómeno.
As espirais nos motores a jato são para segurança
As espirais nos motores a jato destinam-se à segurança dos trabalhadores em terra. Quando as lâminas dos motores a jato giram, estão a rodar a altas velocidades, normalmente entre as 2.200 e as 4.500 rotações por minuto (RPM). Dada a forma como a persistência da visão funciona e cria uma ilusão ótica com objetos como ventoinhas, pode ser difícil dizer se uma ventoinha ainda está a funcionar.
Os trabalhadores em terra geralmente também não podem usar o som para determinar se um motor está a funcionar. Embora o ruído do motor a jato a funcionar seja óbvio a partir da cabina, os trabalhadores em terra usam normalmente proteção auditiva, que suprime o ruído, incluindo o de um motor a começar a girar.
Como é difícil ver as pás da ventoinha a rodar e difícil ouvir o motor a arrancar, as espirais dos motores a jato são um salva-vidas. Quando o motor a jato está a funcionar, estes remoinhos estáticos transformam-se num borrão branco. A diferença entre o remoinho visível quando os turbofans estão desligados e as linhas brancas desfocadas quando estão ligados é óbvia e apelativa, indicando que os trabalhadores devem manter-se afastados da aeronave.
É suposto afugentarem os pássaros?
Alguns especialistas afirmam que as espirais dos motores a jato também afugentam as aves para que não voem para os ventiladores e causem danos. No entanto, apesar destas afirmações dos especialistas, existem poucas provas que sustentem este facto.
Atualmente, um estudo analisa a correlação entre uma ventoinha de admissão pintada e o facto de esta dissuadir as aves de se aproximarem do avião. O estudo levou uma companhia aérea japonesa a pintar olhos em alguns dos seus aviões. Assim verificou uma diminuição do número de aves que voavam para os motores de admissão. No entanto, este estudo não envolveu os redemoinhos nos jactos que vemos hoje em dia. Entretanto há poucas provas conclusivas sobre se estes redemoinhos dissuadem as aves.