Se confia no seu telemóvel para aceder à sua conta bancária, escrever mensagens confidenciais, entre muitas outras coisas então tem de ter cuidado com a possibilidade de alguém espiar o que escreve no seu smartphone. De facto, os keyloggers que é o nome dado a esta ameaça são mais comuns do que se pensa e podem roubar várias informações sem que se aperceba.
Veja se estão a espiar o que escreve no seu smartphone!
Os criminosos podem utilizar keyloggers para saber as suas palavras-passe, números de cartões de crédito e muito mais – por isso, deve saber como detetar e impedir estas ameaças para manter as ações do seu smartphone privadas.
O que é um Keylogger?
Um keylogger é um software que regista as suas teclas. Sempre que digita algo, o software regista as teclas que pressiona e a ordem em que as toca. Algumas empresas utilizam keyloggers para seguir os funcionários durante o horário de trabalho, mas as versões perigosas ajudam os piratas informáticos a roubar as suas informações.
Se os keyloggers para computadores são perigosos, os para smartphone podem ser ainda mais sinistros do que as versões para computador porque a segurança do telemóvel é fácil de ignorar. A maioria das pessoas está habituada a utilizar proteção antivÃrus e defesas semelhantes nos seus computadores, mas os telemóveis são outra questão.
Muitas pessoas não se apercebem da necessidade de segurança no telemóvel porque os iPhones não precisam necessariamente de aplicações antivÃrus. Isto porque têm fortes proteções incorporadas e o design do iOS torna muitos ataques improváveis, a não ser que o telemóvel seja desbloqueado. No entanto, improvável não significa impossÃvel, e os smartphones Android são mais susceptÃveis a ataques.
Como detetar keyloggers em smartphones
Os keyloggers podem ser difÃceis de detetar em comparação com outros tipos de malware. No entanto existem alguns sinais a que se deve estar atento.
Um dos maiores sinais de um keylogger é um atraso na digitação. É um sinal de alerta se as suas entradas no teclado demorarem a ser registadas depois de tocar em algo. Isto deve-se ao facto de o malware registar o toque de tecla e ocupar poder de processamento.
Da mesma forma, esteja atento à diminuição do desempenho. Tempos de resposta mais lentos, aplicações que falham e conteúdos que não carregam são sinais de alerta. São sinais de que o seu telemóvel está a processar mais do que o normal, especialmente se isso acontecer aparentemente do nada.
O sobreaquecimento é outro sintoma dos keyloggers de smartphones, uma vez que ocorre normalmente quando as coisas são executadas em segundo plano.
É motivo de preocupação se não tiver aplicações abertas, mas o telemóvel estiver a aquecer. O mesmo se aplica se a bateria se esgotar mais depressa do que o normal ou se o smartphone utilizar mais dados do que o habitual.
Se notar alguma coisa do género reinicie o seu telemóvel. Se isso não resolver o problema, poderá tratar-se de um keylogger. O Google Play Protect Scan pode procurar aplicações perigosas no Android para identificar o malware.
Para executar uma verificação do Google Play Protect, abra a Google Play Store, toque no Ãcone do seu perfil, toque em “Play Protect” e, em seguida, toque no Ãcone da engrenagem para abrir as definições. Active a opção “Verificar aplicações com o Play Protect”, se ainda não o tiver feito, depois regresse à página principal do Play Protect e toque em “Verificar”. O seu telefone irá então procurar códigos maliciosos e aplicações desconhecidas, recomendando os próximos passos se encontrar alguma coisa.
Como remover um Keylogger do seu Smartphone
Depois de ter identificado um keylogger no seu smartphone, tem algumas opções para o remover. A forma mais fácil é utilizar a aplicação de segurança que utiliza para procurar o malware. Depois de a verificação detetar o keylogger, deverá ser-lhe dada a opção de remover o software. Faça-o e reinicie o seu telemóvel em seguida.
Também pode procurar e remover manualmente as aplicações suspeitas. Qualquer aplicação que não tenha sido descarregada de uma loja de aplicações oficial é abrangida por esta opção. O mesmo se aplica a qualquer aplicação cujo desempenho tenha diminuÃdo drasticamente após a sua transferência. Se o problema tiver surgido após a instalação de uma determinada aplicação, elimine-a. Caso contrário, aceda à lista de aplicações nas definições do telefone e elimine tudo o que não se lembra de ter descarregado.
Pode tentar efetuar uma reposição de fábrica se nenhum destes passos funcionar. A reposição deverá remover todos os dados não crÃticos, incluindo o keylogger.
Dito isto, tenho cuidado se está a espiar o smartphone.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!