Fim dos espelhos retrovisores laterais está para breve?

Se olharmos para os mais recentes veículos ainda em fase de desenvolvimento, podemos detetar uma tendência comum. Os espelhos retrovisores laterais estão a substituir-se por pequenas barras com câmaras. Estas transmitem imagens para ecrãs montados nas portas, integrados no sistema central de infoentretenimento, ou mesmo para alguns locais inesperados, como sistemas de visualização holográfica. Mas será que isto representa o fim dos espelhos retrovisores laterais? E qual a razão para isto acontecer?

Fim dos espelhos retrovisores laterais está para breve?

Em primeiro lugar é importante destacar-se que esta não é propriamente uma medida que chega em prol da segurança. De facto, é mais algo motivado pelo estilo e esta condição faz parte dos veículos de conceito. Não são propriamente construídos para a estrada mas sim para apresentar novos designs visuais. Claro que depois muitas das coisas se adaptam. Seja como for a verdade é que os parece que os espelhos retrovisores laterais grandes e redondos estragam o efeito geral.

Tudo isto levanta a questão: no futuro, próximo ou longínquo, será que um sistema de câmaras irá substituir os clássicos espelhos retrovisores laterais?

fim dos espelhos retrovisores laterais está para breve?

Atualmente, os automóveis são obrigados por lei a ter dois espelhos. Assim temos um interior, no meio do habitáculo, e outro exterior, do lado do condutor. Por conseguinte, a lei teria de se alterar para que algo pudesse acontecer.

Depois, há toda a questão dos custos. Se se envolver num pequeno para-choques e danificar o seu espelho retrovisor lateral, os custos de substituição são relativamente acessíveis. Além disso, os espelhos dão uma visão em tempo real do que se passa atrás de si. Algo que as câmaras não conseguem fazer, a menos que sejam muito caras. Por último, o que acontece se as câmaras estiverem defeituosas? Os agentes da autoridade teriam dificuldade em perceber, ao passo que é fácil ver quando um espelho está partido.

Por isso, pode ter a certeza de que os espelhos retrovisores laterais vieram para ficar. Pelo menos durante algum tempo. No entanto, alguns fabricantes com uma propensão para as novas tecnologias (como a Tesla) já estão a tentar aprovar projetos de lei para legalizar as câmaras montadas lateralmente, mas só o futuro dirá se serão bem sucedidos.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também