Na minha opinião, se for um utilizador ‘normal’, e tem cuidado com os sites que visita… Não vale a pena comprar um antivírus para o seu PC do dia-a-dia. Aliás, caso não saiba, o Windows 10 já vem com um antivírus embebido, que na verdade, não é assim tão mau como muito boa gente pensa.
Afinal de contas, o Windows Defender é hoje em dia super leve, e muito eficaz na sua tarefa primordial! Ou seja, proteger o seu PC de ameaças externas. Ora leia:
- Windows Defender é talvez o melhor antivírus para o Windows 10
- O Windows Defender é mesmo uma das melhores soluções do mercado!
(Especial) Vale a pena utilizar antivírus no Windows 10?
Portanto, apesar de muitas fabricantes de portáteis e PCs pré-feitos “oferecerem” vários tipos de antivírus, e de muitos utilizadores acabarem por pagar subscrições para vários pacotes de defesa. Acredito sinceramente que a grande maioria dos utilizadores não necessita de gastar este dinheiro. (Como é óbvio, se por acaso tiver informação no seu PC, que não pode perder de vista de forma nenhuma, ou que é crítica para o seu trabalho ou vida familiar, faz todo o sentido ter mais proteção.)
Contudo, para o utilizador normal, penso que não existe essa exigência. Especialmente, porque a grande maioria dos antivírus do mercado, não são tão fiáveis como o material de marketing muitas vezes leva a crer. Acabando muitas vezes por deixar as máquinas mais lentas, devido ao consumo exagerado de recursos computacionais. (Só eu sei os problemas que tive em 2020 com uma subscrição de um antivírus muito popular do mercado que recebi para review. Passava a vida a meter ficheiros sem qualquer problema em quarentena!)
Dito tudo isto, o que quero realmente deixar claro no meio disto tudo, é que o Windows 10 já traz um antivírus consigo, não sendo necessário instalar software extra para ter algum tipo de defesa no seu PC. Aliás, ao ser uma parte integrante do SO, o Windows Defender é um software que irá quase sempre passar despercebido, apenas dando alertas quando realmente algo requer a sua atenção.
Lembre-se! O melhor “antivírus” para computadores é o bom senso e cuidado do utilizador. (Ou seja, não clicar em links suspeitos, não executar ficheiros desconhecidos… etc..)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!