Já diz (e bem) o velho ditado, a melhor forma que tem para se proteger é sempre a prevenção, e claro, até os carros estão incluídos. Assim sendo, se devido a qualquer razão vai deixar o seu veículo durante um longo período de tempo… Como vão ser muito provavelmente os próximos tempos de confinamento. Então é boa ideia ter alguns cuidados acrescidos para prevenir problemas futuros.
Fique a saber algumas recomendações para garantir o bom funcionamento do seu veículo! (Quando sair do confinamento)
Cuidar da bateria
Apesar de estar quieta e paradinha, a bateria do seu carro continua o seu processo de descarregamento ao longo do tempo, algo que até acentua com o frio. Isto acontece mesmo que tenha tido o cuidado especial em deixar o seu carro a trabalhar antes da longa paragem.
Neste ponto, o melhor é, se possível, ligar o seu veículo pelo menos uma vez por semana. Isto porque uma bateria descarregada durante muito tempo tende a ter problemas ou até mesmo a ‘morrer’. Tudo isto depende muito de cada veículo, idade, condições da bateria, clima e temperatura. No entanto poderá minimizar o impacto disto se ligar o carro uma ou duas vezes por semana durante 15 minutos.
Qualidade do óleo
Sem sobra de dúvida que o óleo em condições, é o líquido mais importante para o bom funcionamento do seu veículo. Afinal de contas, só o motor tem imensas peças móveis e a lubrificação destas peças mecânicas é de extrema importância. Contudo, não se esqueça do óleo dos travões e até caixa que necessitam eventualmente de cuidados.
Dito isto, mesmo parado durante demasiado tempo, a tendência do óleo é de perder as suas características. Aliás, não é por nada que temos de trocar através do número de quilómetros percorridos, mas também pelo tempo.
Tal como a bateria, colocar o seu motor a trabalhar semanalmente garante a lubrificação dos componentes móveis. Contudo, aqui o melhor é se possível circular em viagens pequenas para conseguir lubrificar outras peças como a transmissão.
Pneus
Tenha especial atenção nos pneus do seu carro após demasiado tempo parado, porque a pressão dos pneus tende a desaparecer com o passar do tempo e o próprio pneu perde algumas das suas características. Além disto, tente também não conduzir com pressões erradas, isto cria desgaste prematuro e até danos nos seus pneus ou no carro.
Pode também aumentar um pouco a pressão dos pneus, acima do valor comum para a estrada. Desta forma evita durante mais tempo o achatamento da zona que fica sempre em contacto com o piso. Contudo, ao voltar a conduzir coloque as pressões recomendadas no seu carro.
Combustível
Apesar de o combustível não ser um ponto fulcral de problemas, mesmo num carro parado, saiba que existem alguns cuidados a ter. O recomendado é encher o depósito para evitar os vapores excessivos, especialmente em carros a gasolina, e evitar a condensação no seu depósito.
Travão de estacionamento
Se ainda não tem um carro moderno com travão de estacionamento elétrico então tenha atenção de como deixar o seu automóvel parado por um longo período de tempo. Até porque a primeira reação é “esticar” o travão o máximo. Contudo, isto pode trazer um problema comum, a colagem das pastilhas dos travões de disco ou até tambores.
Alguns cuidados a ter neste campo é estacionar sempre com a mudança engatada e numa zona plana, para que não necessite de esforçar demasiado o travão ou a caixa.
Nota do redator: Isto é algo que já me aconteceu e não é nada engraçado tentar sair do sítio e o carro teimar em querer ficar parado.
Manutenção e Check-up
Embora não utilize o seu carro, o tempo para a revisão e manutenção definidos pela marca do seu carro mantêm-se. Assim, tem de continuar a trocar o óleo e outros fluidos nos tempos adequados e verificar os componentes essenciais.
O check-up a fazer quando necessitar de voltar à condução normal passa por verificar a pressão dos pneus, o nível do óleo, líquido do radiador, as luzes e testar os travões a baixas velocidades.
Em suma estes são alguns dos pontos essenciais a seguir para evitar o desgaste e avarias prematuras no seu veículo. Recomendamos que mantenha-se em segurança e siga todos os procedimentos necessários de forma a manter-se seguro e o seu veículo saudável.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!