Hoje em dia, os utilizadores estão cada vez mais preocupados com a sua segurança online, especialmente agora que o teletrabalho é uma realidade em todo o mundo, e temos cada vez mais utilizadores a depender do seu PC para o trabalho mas também para o lazer.
Por isso, temos muito boa gente interessada em proteção, e por isso, pronta a gastar dinheiro em suites de proteção caríssimas… Mas talvez desnecessárias.
(Especial) Qual é o melhor antivírus do mercado? É você!
Muito resumidamente, para a grande parte dos utilizadores, a verdade é muito simples… O melhor antivírus é você. Sim, existem utilizadores que precisam de proteção extra, devido a vários fatores onde podemos incluir a importância do seu emprego, e importância dos dados armazenados na máquina. Mas para o utilizador mais comum que apenas vai ao PC ver umas séries e trabalho em alguns documentos Word? Provavelmente apenas será necessário algum bom senso e cuidado.
Ou seja, antes de clicar em qualquer link, tenha atenção ao que aparece no canto inferior esquerdo do browser, como o Google Chrome, para perceber afinal que link é aquele e se é de confiança. Se for suspeito, simplesmente não clique. Garanta também que as páginas por onde navega são seguras, ao verificar o “cadeado” da barra de navegação do seu browser.
Claro que existem bons antivírus no mercado, como o MalwareBytes ou o Nod32 da ESET, mas se existir alguma precaução, não ter um antivírus dedicado não é de todo o fim do mundo.
Além de tudo isto, se realmente quer proteção no seu PC, fique a saber que o Windows 10 já vem com um antivírus incluído, e espante-se… O Windows Defender tem evoluído bastante! Sendo uma solução muito boa no campo da proteção! (Link)
É um antivírus leve (não consome muitos recursos computacionais), e tem uma eficácia muito próxima dos melhores AVs pagos. O que para o utilizador mais comum significa que não faz sentido gastar dinheiro numa suite.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!