(Especial) Porque razão é o Windows 10 atualizado tanta vez? – Podia resumir este artigo a dizer… Não existe hardware perfeito no mundo da computação! Vamos falar um bocadinho sobre este curioso assunto primeiro.
Pois bem, normalmente, o Windows 10 tem uma cadência mensal para as correcções de bugs, e uma cadência de 6 meses para uma grande atualização. No entanto, como as grandes atualizações também incluem os pacotes mensais, a verdade é que deveríamos ter 12 atualizações por ano, em que duas são de grandes dimensões. No entanto, isto nem sempre acontece.
Mas porquê tanta atualização?
É simples, o Windows 10 é gigantesco, lida com muita coisa, e como deve imaginar, está longe de ser perfeito. Mas bem mais importante que tudo isto, cada atualização acaba por introduzir novos bugs, que claro está, têm de ser corrigidos no futuro.
“Regressão: Quando consegue corrigir um bug, é provável que introduza vários novos bugs.”
Dito tudo isto, mesmo num mundo perfeito em que uma atualização não traga bugs para um software de grandes dimensões como é o Windows 10. Que se diga de passagem, tem de se adaptar a milhares de combinações de componentes para dar vida a um PC… Também pode acontecer um gestor de projetos ou de produtos querer introduzir uma nova funcionalidade, mudar um pouco o design, etc…
Mas vamos voltar ao que interessa… Porquê tanta atualização fora do calendário normal de 12 atualizações? É simples, como o Windows é o sistema operativo mais popular do planeta, os ‘hackers’ atacam todos os bugs conhecidos (e desconhecidos) para tentar entrar nas máquinas dos utilizadores.
É uma espécie de jogo do gato e do rato, sem qualquer tipo de fim à vista. Os hackers atacam um bug, a Microsoft corrige, introduzindo novos bugs, que são por sua vez aproveitados para novos ataques.
Além disto, a Microsoft também percebeu que muito boa gente desativava as atualizações do Windows, quer seja por ser versão pirata, ou por simplesmente não quererem lidar com as instalações chatas. Por isso, obrigou tudo e todos a instalar toda e qualquer atualização. (Mesmo que tenha uma versão pirata do Windows 10, os updates vão ser recebidos e instalados sem qualquer problema)
Em suma, é por todas estas razões que o Windows 10 é ‘chato’ na questão das actualizações.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!