Como se deve lembrar, o iPhone X trouxe a moda da ‘notch’ para cima da mesa em 2017! Sim, eu sei que o iPhone não foi o primeiro smartphone com a ‘notch’, mas foi claramente o percursor à terrível moda de 2017 e 2018. Visto que a grande maioria das fabricantes Android decidiu adotar este design, depois de ver o sucesso da Apple. Isto mesmo apesar de não incluirem soluções de reconhecimento facial similares ao Face ID (à exceção da Huawei, que tem reconhecimento facial 3D no Mate 20 Pro e Mate 30 Pro).
No entanto, muito rapidamente começámos a notar uma queda na adoção da ‘monocelha’, com a introdução de várias soluções inovadoras, onde facilmente podemos dizer que aquela que mais se destacou foi a câmera ‘pop-up‘, um design que possibilita esconder totalmente a câmera frontal no corpo do aparelho, de forma a conseguir alcançar o tão desejado ecrã ‘infinito’.
- Porque razão não existem processadores Intel para smartphones?
- As 5 melhores aplicações para Android que não encontra na Play Store
Foi algo que vimos a chegar forte e feio ao mercado em 2019, mas que em 2020 parece ter morrido… Porquê?
(Especial) Porque estão as câmeras ‘Pop-up’ a morrer!?
Na verdade, ainda é cedo para dizer que as câmeras ‘Pop-up’ morreram. Mas uma coisa é certa, uma das maiores bandeiras deste design parece ter desistido de o implementar em 2020. Estamos a falar da OnePlus, que apostou forte e feio nesta câmera com o OnePlus 7 Pro e 7T Pro, mas que agora parece mais virada para a adoção do orifício no ecrã (Como o S10, Note 10 e S20).
Similarmente, a própria Xiaomi que teve um caso de sucesso na forma do Mi 9T (Redmi K20), também parece ter desistido do design com o K30, ao também incluir um orifício no ecrã.
Mas vamos continuar… Ao fim ao cabo, o OnePlus 7 Pro foi considerado por muitos como o melhor Android Desempenho/Preço do mercado em 2019. Trazendo a tal câmera que saltava de dentro da moldura. Então… Se teve sucesso, porque razão o OnePlus 8 Pro deixa isto de lado? Qual é o problema com o design?
Até agora, ainda nenhum smartphone com câmera pop-up ou flip-over (como o ZenFone 6) tem conseguido trazer certificação contra água e poeiras. Se bem que nestes smartphones, também não é normal encontrar esta proteção, visto serem aparelhos mais baratos, que têm obrigatoriamente de poupar em algum lado. (Ainda assim, a OnePlus afirma que os seus smartphones são resistentes a água)
Então, se este não é o problema? Será apenas uma escolha de design? Será que os modelos com este design não venderam bem em 2019?
É provável que as fabricantes tenham apenas decidido que o ‘orifício’ é a nova tendência de 2020, algo que as más línguas até afirmam ser uma jogada para vender novos telemóveis no futuro. Afinal de contas, quando os smartphones começarem a contar com uma câmera frontal escondida debaixo do ecrã, é bem provável que os primeiros a comprar, sejam aqueles que ainda têm ‘notches’ ou buracos na tela.
Ou seja, quem tem a câmera escondida com um mecanismo ‘pop-up’, não deverá sentir assim tanta diferença, desde que o sistema não falhe.
(Especial) Porque estão as câmeras ‘Pop-up’ a morrer!? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!