As baterias… Algo tão essencial nos aparelhos que utilizamos no nosso dia-a-dia, mas que ainda continuam a ser um dos pontos mais fracos destes mesmos aparelhos. Pois bem, pode ser que exista uma solução a caminho!
Afinal de contas, segundo a start-up Form Energy, existe agora uma maneira de produzir um novo tipo de bateria inovador, de forma muito mais barata do que o esperado. Estamos a falar da produção de baterias “iron-air”.
(Especial) Revolução no mundo das baterias?
Portanto, como deve saber, é completamente normal, de vez em quando, termos uma afirmação deste tipo no mundo das baterias, autênticas promessas de introdução de células com muito mais capacidade, a bons preços, capazes de serem implementadas em todos os aparelhos atuais que tão bem conhecemos.
Isto pode muito bem ser o que está a acontecer com a Form Energy, no entanto, a empresa já prometeu ser capaz de começar a produção em massa nos próximos 2 anos, e entretanto, já angariou mais de 200 milhões de dólares em novos investimentos.
Mas vamos ao que interessa! O que é uma bateria “Iron-Air”?
Na verdade, as baterias “iron-air” são bastante mais simples em comparação ao que temos no mercado. Afinal, estas têm como base a oxidação do ferro, um processo que normalmente conhecemos como ferrugem. Processo esse, que pode ser revertido.
O problema aqui é conseguir extrair energia elétrica deste processo de forma eficiente. Dito isto, a Form Energy afirma que a sua tecnologia é capaz de armazenar um megawatt-hora de eletricidade a um décimo (1/10) do preço relativamente à bateria de iões de lítio mais barata do mercado.
Dito isto, a Tesla partilhou recentemente o preço das suas células de bateria, apontando para os 300~400$ por kWh. Entretanto, caso não saiba, vários especialistas apontam para a marca dos 100$/KWh como a “barreira” a bater, para as baterias ficarem por cima dos combustíveis fósseis em termos de preço. Marca essa, que se tudo isto for verdade, foi mais que batida pela Form Energy.
Obviamente que a tecnologia tem algumas limitações. Afinal, o processo de ferrugem é lento, por isso, este tipo de baterias não pode carregar ou descarregar à mesma velocidade que as tecnologias de bateria que já temos no mercado. No entanto, podem ter outras aplicações.
Entretanto, se está a duvidar de tudo isto, fique a saber que a Form Energy já recebeu investimentos de Bill Gates e Jeff Bezos. E agora recebeu 200 milhões adicionais do fundo de inovação da ArcelorMittal’s XCarb.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!