Os 6 cuidados a ter num carro parado há muito tempo – Como em quase todas as situações da nossa vida, a melhor forma de se proteger começa pela prevenção e os carros estão também incluídos nesta frase. Assim se devido à pandemia ficou condicionado em casa e obrigado a deixar o carro parado… Talvez seja boa ideia ter alguns cuidados antes de voltar ao seu dia a dia normal.
Saiba algumas recomendações para garantir o bom funcionamento do seu veículo!
1 – Bateria
Apesar de parado, o mais comum a acontecer nas baterias dos carros é o seu descarregamento ao longo do tempo. Isto acontece mesmo que tenha tido o cuidado especial em deixar o seu carro a trabalhar antes da longa paragem.
Neste ponto, não recomendamos saídas inapropriadas de casa, mas o melhor mesmo seria colocar o seu veículo a funcionar algumas vezes por semana. Tudo isto depende muito de cada veículo, idade, condições da bateria, clima e temperatura. No entanto poderá minimizar o impacto disto se ligar o carro uma ou duas vezes por semana durante 15 minutos.
Se for possível a melhor forma é mesmo circular com o carro pelo menos uma vez por semana. Poderá ser viagens perto de casa desde que mantenha o movimento por algum tempo.
2 – Óleo
O óleo é dos líquidos mais importantes do seu veículo, promovendo a lubrificação de imensas peças mecânicas, inclusive do seu motor. Porém se o seu veículo estiver parado durante demasiado tempo, a tendência deste material é a perda das suas características.
Acrescentando ao carregamento da bateria, colocar o seu motor a trabalhar semanalmente irá garantir a lubrificação de todos os seus componentes móveis. No entanto, o melhor será mesmo circular em viagens pequenas para conseguir lubrificar outras peças como a transmissão.
3 – Pneus
Para quem está acostumado a fazer grandes viagens, este é um dos pontos fundamentais a se preocupar. Afinal de contas a pressão dos pneus tende a desaparecer com o passar do tempo e se conduzir com pressões erradas irá criar desgaste prematuro e até danos nos seus pneus.
A recomendação aqui é aumentar um pouco a pressão dos pneus, de forma a que não aconteça o achatamento da zona que fica sempre em contato com o piso. Quando voltar a conduzir o veículo lembre-se de voltar a colocar as pressões recomendadas do seu carro.
4 – Combustível
Neste campo, apesar do combustível não apresentar regularmente problemas mesmo num carro parado. Alguns cuidados a ter aqui é o enchimento do deposito, o que evita os vapores excessivos, especialmente em carros a gasolina e evita também a condensação acumulada no seu depósito.
5 – Travão de estacionamento
Quando pensa em deixar o seu automóvel parado por um longo período de tempo, o normal será “esticar” o travão de estacionamento ao máximo. Porém isto poderá trazer-lhe um problema comum, a colagem das pastilhas dos travões de disco ou até tambores.
Alguns cuidados a ter neste campo é estacionar sempre com a mudança engatada e num zona plana, de forma a que não necessite de esforçar demasiado o travão.
Nota do redator: Isto é algo que já me aconteceu e não é nada engraçado tentar sair do sitio e o carro teimar em querer ficar parado.
6 – Faça o Check-up e a Manutenção programada
O check-up a fazer quando necessitar de voltar à condução normal passa por verificar a pressão dos pneus, o nível do óleo, líquido do radiador, as luzes e testar os travões a baixas velocidades.
Além disto, embora a frequência de utilização do seu carro fique quase nula, o tempo para a revisão e manutenção definidos pela marca do seu carro mantêm-se. Sendo essencial continuar a trocar o óleo e outros fluídos nos tempos adequados e verificar os componentes essenciais.
Em suma estes são alguns dos pontos essenciais a seguir para evitar o desgaste e avarias prematuras no seu veículo. Recomendamos que mantenha-se em segurança e siga todos os procedimentos necessários de forma a manter-se seguro e o seu veículo saudável.
Especial – Conheça 6 cuidados a ter num carro parado à muito tempo – Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!