Comprar um PC Pré-Feito é assim tão mau? Mais ou menos! Vamos tentar explicar… Antigamente, comprar um PC pré-feito era quase como comprar um bilhete só de ida para o inferno, onde não só iria gastar mais dinheiro, como também iria ter problemas de performance, e em muitos dos casos, de fiabilidade! Devido à baixa qualidade dos componentes utilizados.
Entretanto, hoje em dia, apesar de montar o nosso próprio PC ser sempre mais vantajoso e significativamente mais barato, as coisas já não assim tão más no mundo dos ‘pré-builds’. Especialmente se comprar numa loja de referência como a Globaldata ou similar.
Dito tudo isto, se por acaso está a pensar comprar um PC num grande retalhista, por amor de deus, mande e-mail para [email protected] com o dinheiro que pretende gastar e funções principais da máquina, que mando já uma lista com as peças para o seu caso. Ou então, leia o nosso guia de builds para o verão de 2020:
(Especial) Comprar um PC Pré-Feito é assim tão mau?
Em suma, comprar um destes PCs ‘pré-feitos’ não é necessariamente mau, dependendo do sítio onde está a pensar fazer o negócio. No entanto, vai muito provavelmente mais do que se fosse você a escolher e a montar os componentes à mão em casa. (Entre 100~300€ na grande generalidade dos casos)
Não só isso, quando somos nós a escolher, a montar, ou temos alguém que percebe do assunto a fazer estas coisinhas por nós, temos a garantia que a motherboard, fonte de alimentação e RAMs utilizadas são de qualidade.
Porque razão é isto importante?
Muito resumidamente, apesar da grande maioria da malta não dar valor à board e fonte, estes são dois dos componentes mais críticos de qualquer build, visto que uma motherboard barata poderá chegar às suas mãos sem qualquer capacidade de OC, VRMs fracas, e gestão de energia que deixa muito a desejar. E claro, uma fonte de alimentação de baixa qualidade, é sempre uma bomba relógio à espera da melhor oportunidade para lhe arruinar a sua máquina de trabalho e jogos do dia a dia! Isto é especialmente grave no mundo dos ‘pré-builds’, visto que algumas lojas menos reputadas equipam máquinas com as fontes mais baratas que têm à disposição.
As desvantagens não ficam por aqui, porque além de tudo o que já foi dito, estes PCs também ficam limitados no campo das atualizações devido à utilização de motherboards baratas de baixa qualidade para cortar nos custos e maximizar lucros. Além de tudo isto, por vezes, apesar de já não ser tão comum, também vemos SSDs de baixa qualidade nestes PCs.
Mas dou-vos um exemplo concreto! Vamos olhar para um dos recentes PC pré-feito Dell Alienware Aurora, que se quiser até poderá contar com o super Ryzen 9 3950X. Parece uma máquina realmente feita no espaço, não é?
Pois… Agora olhe para o interior da versão com Ryzen 7 3700X ou 3800X. (A board é exatamente a mesma na configuração com o 3950X, trazendo um Cooler AiO proprietário da Alienware).
A qualidade da motherboard neste PC é muito questionável, visto que a própria alimentação do CPU está limitada a uma entrada de 8 pinos, em vez das habituais entradas de 8 + 4 ou 8 + 8 das boards X570. Ou seja, este Ryzen 3950X não está sequer perto da sua capacidade máxima, sendo completamente impossível fazer OC nesta máquina.
Em suma, ao montar a sua própria máquina, não só controla todo o seu ‘estilo’, como também irá conseguir tirar mais performance e durabilidade!
Ao escolher componentes que provavelmente custam o mesmo ou menos, e irão oferecer mais alguns anos de trabalho ou jogo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!