Não é novidade para ninguém que as atualizações para o Windows 10 por vezes fazem mais mal do que bem aos computadores da malta… Aliás, ultimamente tem sido um fartote, com correções que infelizmente acabam por trazer problemas mais graves que os originais.
Tudo isto levanta uma questão… Como é que uma gigante como a Microsoft não é capaz de apanhar estes problemas antes de lançar os pacotes de atualização? Pois bem, temos um membro da equipa de desenvolvimento Windows Update a tentar explicar a situação.
(Especial) As atualizações do Windows falham tanto porquê?
Portanto, Mark Phaedrus da equipa Windows Update decidiu falar um pouco sobre as dificuldades de desenvolvimento no portal Quora. Começando logo por dizer: “Apesar de trabalhar no Windows Update, estes são apenas os meus pensamentos e não a posição oficial da Microsoft”
Primeiramente, quero pedir desculpa pela vossa má experiência com as atualizações do Windows. Nós trabalhamos muito para melhorar a vossa vida, mas ainda temos muito que aprender e melhorar. Contudo, na grande maioria das situações, as nossas atualizações são confiáveis. Pessoalmente já perdi muito tempo a analisar os dados que recebemos de PCs de clientes, e sei que esta parte é verdade.
No entanto, é completamente inegável que existem muitos pontos dolorosos a corrigir.
Compatibilidade entre Hardware, Firmware e Software
Antes de mais nada, é preciso ter em conta que existem milhões de combinações de elementos diferentes numa máquina integrada no ecossistema Windows. E claro, alguns bugs só acontecem em determinadas ocasiões em que um componente extremamente raro aparece na equação. São coisas que nos passam ao lado, porque é simplesmente impossível testar tudo.
Por isso, quando lançamos uma nova atualização, começamos imediatamente a monitorizar as falhas que possam ocorrer. Com os olhos bem abertos ao software e hardware instalado, para perceber que associações possam existir neste campo. É por isso que agora temos a capacidade de bloquear a atualização para PCs com combinações específicas de hardware.
Falhanços na atualização devido à acumulação de pacotes
Antigamente, cada patch era uma atualização singular. Isto era espetacular para alguns utilizadores, porque podiam controlar o que entrava no seu PC. No entanto, também era extremamente confuso para outros utilizadores.
Mas pior que tudo isto, era mesmo a confusão que isto significava para a compatibilidade mencionada em cima. Os testes eram muito mais complexos e exigentes para nós! Porque além das diferentes combinações de hardware + software, existia ainda a combinação de atualizações instaladas na máquina.
Por isso, a Microsoft decidiu lançar pacotes com vários pacotes de atualização, em vez de várias atualizações pequenas.
Contudo, isto traz um problema grave… Se por ventura existir algo na sua máquina a impedir uma atualização, e nós não a corrigir-mos, as atualizações vão continuar a falhar.
Má experiência de Utilização
Vamos supor que o Windows Update falha numa máquina em particular. Isto é mau! Significa que a máquina não está segura. Mas o problema realmente grave no meio disto tudo, é quando uma máquina está a funcionar perfeitamente, e depois de uma atualização… Isso deixa de ser verdade.
Sim, nós temos proteções contra isto, visto que o Windows é capaz de identificar um problema na atualização, fazendo imediatamente rollback para uma versão anterior. No entanto, o utilizador tem de assistir ao desenrolar de toda a situação, em vez de conseguir trabalhar normalmente.
A equipa responsável pelo Windows Update está a tentar arranjar uma solução que não interrompa o workflow do utilizador. Com a objetivo a ser que as atualizações aconteçam sempre escondidas do olhar do utilizador, e que não tragam impactos de maior. Mas mais do que isso não pode ser dito.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!