O divórcio entre a Apple e Intel continua a dar que falar! Afinal de contas, será a Apple capaz de oferecer a mesma ou melhor performance a médio/longo prazo, tendo em conta que a Intel conta com uma equipa de engenharia cheia de experiência? Será que a Intel irá ter sérias dificuldades no mercado, se a Apple tiver sucesso? Se a Apple não se safar, vai voltar para os braços da Intel… Ou quem sabe… AMD?
Vamos por partes!
(Especial) Apple + Intel: Será que a maçã se vai ‘safar’?
Antes de mais nada, é preciso ter em conta que a Apple não produz, nem vai vender os seus designs a mais ninguém. A gigante Norte Americana vai entregar os planos para a TSMC, utilizando o produto final (SoCs ARM) apenas e só nas suas próprias máquinas. Por isso não, a Apple não vai oferecer concorrência à Intel… No entanto, tudo isto poderá causar um fenómeno muito interessante, em que o mercado poderá ficar a olhar com mais interesse para o mundo ARM, o que por sua vez poderá fazer com que a AMD e Intel saiam fora da sua caixa.
Será que a Apple vai conseguir apresentar ganhos de performance significativos ao longo do tempo?
Tudo indica que sim! A Apple tem apresentado resultados extraordinários no desenvolvimento dos seus designs para iPhone e iPad. Afinal de contas, o atual SoC do iPhone 11 Pro já mete vários processadores mobile da Intel em bicos dos pés, reinando o mundo dos smartphones com alguma facilidade. Em suma, a equipa de engenheiros da Apple sabe muito bem o que está a fazer.
Se a coisa correr mal, a Apple vai voltar para os braços da Intel?
Tudo indica que a Intel iria receber a Apple com os braços abertos… No entanto, não creio que essa possibilidade esteja sequer em cima da mesa para a Apple.
Até prova em contrário, a Apple quer equipar as suas máquinas com chips mais potentes e mais eficientes do que aquilo que a Intel oferece. E como aqui estamos a falar das maiores empresas tecnológicas do planeta, a Apple nunca avançaria com os seus planos, se não tivesse a certeza absoluta que conseguiria cumprir a sua missão.
Entretanto, é esperado que a Apple lance os seus primeiros MacBooks Pro ARM já no fim do ano de 2020, de forma a ‘habituar’ os consumidores a esta nova realidade. Dito isto, não esperaria soluções ‘high end’ até pelo menos o fim de 2021 ou início de 2022. (Altura em que o abandono da Intel deverá ser total.)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!