O mundo das consolas jĆ” estĆ” rendido Ć nova geraĆ§Ć£o (PS5 e Xbox Scarlett), apesar de nĆ£o saber ainda grande coisa acerca das potencialidades dos novos aparelhos da Sony e Microsoft. Afinal de contas, o ‘hype’ Ć volta das novas consolas estĆ” a chegar aos nĆveis mĆ”ximos!
Dito isto, a Sony sabe que os fĆ£s querem saber mais informaƧƵes o mais depressa possĆvel. Por isso, estĆ” a jogar com um jogo bastante interessante, para conseguir meter a PlayStation 5 na boca de todos os jogadores, sem gastar um Ćŗnico centimo em eventos ou publicidade.
Afinal de contas, a Sony voltou a revelar informaƧƵes acerca da PS5, atravĆ©s de uma nova entrevista Ć revista Wired
Portanto, desde que a primeira PlayStation chegou ao mercado, que a estratĆ©gia de nome tem sido super simples… PS1, PS2, PS3 e PS4. Por isso, como seria fĆ”cil de adivinhar, a nova consola vai ter o nome de PlayStation 5 (PS5). Segundo o prĆ³prio Jim Ryan da Sony, Ć© um nome fĆ”cil de dizer, e por isso foi a escolha mais indicada… AtĆ© porque jĆ” estĆ” na boca e cabeƧa de todo o mundo.
A Sony PlayStation 5 vai chegar ao mercado nas ‘Holidays’ de 2020 para tentar responder Ć procura pelo imediato da nova geraĆ§Ć£o de jogadores
O que Ć© a procura pelo imediato?
A atual geraĆ§Ć£o de jogadores, quer as coisas imediatamente prontas para si. AtĆ© nos jogos mobile, Ć© necessĆ”rio que o download seja rĆ”pido, e que fique apenas a alguns toques de distĆ¢ncia! Caso contrĆ”rio, o jogador passa logo para uma outra forma de entretenimento. E pelos vistos, a PS5 vai conseguir oferecer uma experiĆŖncia… No imediato!
Mas vamos por partes! Como deve saber, a Sony nĆ£o revelou grandes detalhes acerca da sua consola, desde da Ćŗltima entrevista com a Wired em Abril. AliĆ”s, a empresa nem sequer meteu os pĆ©s na E3 2019, evento em que a Microsoft decidiu revelar vĆ”rios detalhes acerca da sua Xbox Scarlett.
Altura em que ficĆ”mos a saber, que tal e qual como a PS5, a nova Xbox irĆ” contar com um SoC AMD, baseado num CPU Ryzen e um GPU Navi. Similarmente, a Microsoft tambĆ©m irĆ” apostar num SSD ‘Custom’ super rĆ”pido para acabar com os tempos de loading nos videojogos modernos.
Mas agora, chegou a altura dos responsĆ”veis mĆ”ximo pelo projeto PS5 partilharem mais alguns detalhes… ComeƧando imediatamente pelo suporte Ć tecnologia Ray-Tracing.
Portanto, nos Ćŗltimos meses muitas tĆŖm sido as questƵes relativamente ao suporte Ray Tracing da consola PS5. Com muitos especialistas a acreditar que o suporte vai ser apenas em software e nĆ£o em hardware. Contudo… Estavam errado, a PlayStation 5 vai mesmo suportar Ray-Tracing atravĆ©s de hardware dedicado no GPU AMD Radeon.
Posteriormente, tivemos mais alguns detalhes acerca do SSD que irĆ” equipar a consola.
Quanto ao SSD que irĆ” equipar a PlayStation 5, Mark Cerny afirma que nĆ£o Ć© apenas a velocidade da drive que irĆ” transformar o mundo dos jogos. A eficiĆŖncia Ć© tambĆ©m um dos maiores culpados.
Afinal de contas, num jogo como Spider-Man, existem pedaƧos de informaƧƵes repetida cerca de 400 vezes no disco. E claro estĆ”, o SSD que irĆ” equipar a PlayStation 5, irĆ” deixar de lado a necessidade de passar por cima desta informaĆ§Ć£o centenas de vezes, o que nĆ£o sĆ³ irĆ” poupar espaƧo no disco, como tambĆ©m irĆ” aumentar dramaticamente a velocidade de leitura. (Estamos a falar de dados como postes de iluminaĆ§Ć£o, peƵes nĆ£o relevantes para a histĆ³ria, etc…)
A partir de agora, vai ser possĆvel instalar apenas partes de um jogo! Como por exemplo, se comprou Call of Duty para jogar apenas a componente online, poderĆ” apenas instalar a versĆ£o MultiPlayer do jogo. AliĆ”s, pode instalar tudo, mas no fim do modo histĆ³ria, pode apagar apenas esta parte do SSD da consola.
A interface de utilizaĆ§Ć£o da consola vai ser muito diferente, em relaĆ§Ć£o Ć PS4!
Uma das maiores queixas dos utilizadores, tem a ver com o fato da Interface da PlayStation 4 ser demasiado estĆ”tica. Falta mais informaĆ§Ć£o, falta mais interaĆ§Ć£o. E pelos vistos, Ć© isso que a PS5 vai trazer para cima da mesa.
DĆŖem as boas vindas ao comando DualShock 5! (Nome ainda nĆ£o confirmado)
Segundo o entrevistador, o comando Ć© super parecido ao atual DualShock 4. Se esquecer-mos o pequeno ‘buraco’ no meio do comando, que pelos vistos irĆ” servir de microfone para o assistente virtual que estĆ” prestes a chegar ao mercado com a PS5.
Mas alĆ©m disto, temos duas grandes novidades! Primeiramente, a vibraĆ§Ć£o vai mudar significativamente, com a empresa a apostar agora na tecnologia ‘Haptic Feedback’, em vez do tradicional ‘Rumble’. Desta maneira, serĆ” possĆvel sentir um feedback completamente novo vindo do perifĆ©rico principal da consola, o DualShock 5. AliĆ”s, segundo a Sony, atĆ© vai ser possĆvel sentir as texturas do terreno, enquanto a sua personagem corre num campo aberto ou num pĆ¢ntano cheio de lama.
Posteriormente temos os ‘Adaptive Triggers‘, que vĆ£o marcar presenƧa nos botƵes L2/R2. Ou seja, estes botƵes vĆ£o comeƧar a ter uma resistĆŖncia que poderĆ” ser programada pelos estĆŗdios de cada jogo. A ideia aqui Ć© oferecer uma sensaĆ§Ć£o mais real quando estĆ” a acelerar ou a travar um carro. Ou quando simplesmente estĆ” a apontar uma seta em combate como faz em Horizon Zero Dawn.
Curiosamente, uma versĆ£o deste comando deveria ter chegado ao mercado com a PS4 Pro… Mas a empresa acabou por optar por nĆ£o o fazer, visto que poderia mudar significativamente a experiĆŖncia dos jogadores entre consolas.
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