Como já dissemos várias vezes na Leak.pt, a atual gama de processadores Intel Core 12000 disponível no mercado, não equivale ainda ao poderio total da empresa no mundo dos computadores Desktop. A Intel preferiu lançar as ofertas mais poderosas primeiro, deixando a gama média, e gama baixa, para 2022. Ou seja, uma gestão das linhas de produção, que tanto têm sofrido nos últimos tempos, devido à escassez de matéria prima.
Dito isto, com a CES 2022 a aproximar-se, tudo indica que a Intel se está a preparar para lançar o que resta da sua gama de processadores, e claro, gama de motherboards. Estamos a falar de produtos mais baratos, para possibilitar a construção de builds mais amigas da carteira. Produtos que estão mesmo muito próximos de um lançamento a sério! Tão próximos, que até já foram fotografados.
Esforço da Intel para Janeiro já sorriu para as câmeras
Portanto, aqui poderá encontrar as primeiras fotos relativas aos próximos processadores Intel Core 12000 (Alder Lake), a chegar às prateleiras, muito provavelmente em Janeiro de 2022.
Ou seja, como deve saber, a Intel lançou primeiramente os modelos “K” e “KF” para entusiastas, e agora, está a preparar-se para lançar outros produtos, mais amigos da carteira, agora bloqueados na questão do OC. Grandes exemplos são o i9-12900, o i5-12600, e claro, aquele que vai muito provavelmente reinar no mundo da gama média, o processador Intel Core i5-12400F.
Sim, ‘F’, também vamos ter muitas versões sem qualquer GPU integrado, o que por sua vez deverá resultar em CPUs um pouco mais amigos da carteira. Por falar em carteiras, a Intel também vai apostar em duas novas séries de motherboards, baseadas nos chipsets H670, W680 e B660. Infelizmente, nesta altura, ainda não é claro se vamos ter motherboards de gama baixa H610. O que é obviamente uma pena, para quem gosta de máquinas simples, e claro, poupar o máximo possível na sua construção.
Mas atenção! A gama Core i5 não é toda igual!
Ao contrário do passado recente, desta vez, a gama Core i5 vai apresentar grandes diferenças, em várias vertentes importantes, que claro está, afetam a performance. Ao fim ao cabo, enquanto o i5-12600K e 12600KF contam com 6 núcleos P e 4 núcleos E, os outros processadores Core i5, onde temos de incluir o i5-12600, não têm um único núcleo E. Ou seja, apesar do nome ser o mesmo, o nível de performance, e até leque de funcionalidades, poderá ser bastante diferente.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está interessado na nova gama Intel Core 12000? Ou prefere esperar pela oferta da AMD, que deverá fazer das suas também no início do próximo ano? (Ryzen 6000)
Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!