Cuidado: pode andar a escovar os dentes da forma errada!

Eventualmente não sabia disto mas se contar todos os minutos que passa a lavar os dentes ao longo do ano vai ver que anda perto das 24 horas. No entanto para se certificar que este tempo é bem aproveitado convém fazê-lo corretamente. Para isso há regras de ouro e eventualmente pode andar a escovar os dentes da forma errada.

Cuidado: pode andar a escovar os dentes da forma errada!

Não assuma os dois minutos como uma obrigação

A maioria das pessoas fala em escovar os dentes durante dois minutos. No entanto, a verdade é que há pouca diferença entre escovar os dentes durante dois minutos ou apenas um.

Independentemente do tempo de escovagem, é importante escovar todos os dentes e dar a si próprio um tempo mínimo é uma boa forma de garantir que o faz. Basta definir um temporizador e não parar até que ele se desligue. Também pode adquirir uma escova de dentes eléctrica com um temporizador incorporado que o manterá a escovar durante dois minutos.

O momento da escovagem também é importante. Deve esperar pelo menos 60 minutos depois de comer, especialmente se tiver comido algo ácido, como citrinos. Alguns dentistas pensam que isto se deve ao facto de o ácido da comida gravar ligeiramente os dentes e a saliva precisar de tempo para os remineralizar. Se escovar demasiado cedo, não está a deixar que a proteção natural dos dentes do seu corpo faça o seu trabalho.

Técnica de escovagem correta

Também tem a ver com a forma como o faz. Para tirar o máximo partido do seu tempo de escovagem, deve certificar-se de que está a utilizar a técnica correta.

Utilize uma escova de dentes com cerdas macias que seja confortável e se adapte à sua boca. As duras podem danificar as gengivas e talvez até os dentes. As cerdas muito duras só são boas para esfregar o chão até ficar brilhante. Pode utilizar uma escova de dentes normal ou eléctrica, consoante o que for melhor para si.

Depois segure a escova num ângulo de 45 graus em relação às gengivas e escove com movimentos curtos, para a frente e para trás, enquanto varre simultaneamente a placa bacteriana para longe da linha das gengivas. Um grande erro que as pessoas cometem é escovar com demasiada força, acreditando que isso será mais eficaz e que os dentes ficarão mais limpos, mais rapidamente. Em vez disso, pense na escova de dentes como uma vassoura. Quanto mais pressionar, menos sujidade consegue varrer. Por isso, escove suavemente, sem muita pressão, se quiser que a sua escova de dentes faça o seu trabalho corretamente.

Depois de limpar bem todas as superfícies dos seus dentes, não se esqueça da sua língua. Pode utilizar um raspador de língua. Isto é eficaz para melhorar questões de hálito.

Lava os dentes e depois recorre ao elixir? Errado!

Muitas pessoas escovam os dentes, cospem a pasta de dentes, enxaguam a boca com água e depois usam elixir bucal como toque final. Parece-lhe que é assim? Se sim, lamentamos dizer que está a fazer tudo mal. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o elixir bucal deve ser o primeiro passo na sua rotina de higiene dentária, seguido da escovagem. Quando terminar de esfregar, cuspa a pasta de dentes e lute contra o instinto de enxaguar a boca. O flúor na pasta de dentes ainda está a trabalhar, remineralizando os seus dentes e protegendo-os das cáries.

cuidado: pode andar a escovar os dentes da forma errada!

Uma boa escova de dentes deve durar três ou, no máximo, quatro meses. Se as cerdas estiverem visivelmente gastas, é porque esperou demasiado tempo. Mude a sua regularmente.

A menos que esteja a viajar, deve guardar a sua escova sem uma cobertura de plástico, numa posição vertical, e deixá-la secar ao ar livre entre utilizações. Isto evitará a proliferação de bactérias.

Para além de escovar os dentes duas vezes por dia, deve limpar entre eles uma vez por dia. As escovas interdentais são superiores ao fio dental, mas ambas trabalham para reduzir a placa bacteriana e os resíduos que ficam presos entre os dentes. Se não tiver espaço suficiente para usar uma escova interdental, use fio dental. Caso contrário, a escova é melhor.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também