Escolher o sistema operativo de computador adequado à s suas necessidades pode ser uma tarefa difÃcil, uma vez que existem muitas opções disponÃveis. Quer esteja à procura de um portátil económico ou de um equipamento de alto desempenho para jogos, cada sistema operativo tem os seus pontos fortes e fracos a considerar. Mas que sistema operativo deve escolher para o seu próximo computador?
Windows
O Windows continua a ser o sistema operativo mais popular por uma boa razão. Ao comprar uma nova máquina Windows, encontrará uma enorme variedade de opções de hardware. Quer esteja à procura de um portátil económico de 300 Euros para tarefas básicas ou de um PC topo de gama para jogos de mais de 2000 Euros, há algo para todos.
Se utiliza principalmente aplicações da Microsoft ou depende de software mais antigo ou de nicho, o Windows é provavelmente a sua melhor aposta. Também oferece um excelente suporte, com muitos recursos online e correcções bem documentadas para quaisquer problemas que possam surgir. Se utilizou o Windows durante toda a sua vida, recomendamos que se mantenha fiel a ele. Isto a menos que esteja explicitamente à procura de uma mudança, uma vez que funciona bem com a maioria dos fluxos de trabalho e é bastante versátil.
Se é um jogador, especialmente um que joga muitos tÃtulos multijogador, deve optar pelo Windows sem pensar duas vezes. É o sistema operativo de facto para jogos. Embora os jogos em Linux tenham feito progressos significativos nos últimos anos, ainda tem dificuldades com jogos multijogador.
macOS
Se já investiu no ecossistema Apple, vale a pena considerar o macOS. Integra-se bem com os seus dispositivos Apple e desbloqueia todo o conjunto de funcionalidades do ecossistema Apple, como a possibilidade de espelhar e controlar o seu iPhone diretamente a partir do Mac. Na prática é o sistema operativo mais fácil de utilizar, pelo que recomendamos um Mac a qualquer pessoa que não tenha muitos conhecimentos técnicos.
Se estiver à procura de um computador portátil então olhe para o MacBook. É sem dúvida um dos melhores computadores portáteis que existem. Isto, especialmente tendo em conta o equilÃbrio que proporcionam entre eficiência e desempenho.
Também deve optar pelo macOS se for trabalhar principalmente com aplicações como o Final Cut Pro ou outras de edição de vÃdeo. Mas não se esqueça de que não tem muitas opções para configurar um Mac e que o hardware pode ser um pouco caro.
Linux
Se gosta de mexer no seu sistema e de o personalizar de acordo com as suas necessidades, vale a pena experimentar o Linux. Embora o Linux em si não seja um sistema operativo, é o núcleo de várias distribuições, cada uma com as suas próprias caracterÃsticas.
Existem várias distribuições de Linux perfeitas para os utilizadores de Windows que estão a pensar em mudar de sistema. Melhor ainda, a maioria das distribuições é totalmente gratuita, pelo que não precisa de comprar um novo dispositivo para testar o Linux e pode até instalá-lo na sua máquina atual.
O Linux também é fantástico para trazer hardware antigo de volta à vida. Se tem um computador obsoleto que tem dificuldades com o Windows, uma distribuição Linux leve pode torná-lo novamente utilizável para tarefas simples como navegar na Web ou verificar o correio eletrónico.
Se não estiver preparado para se comprometer totalmente, pode fazer dual-boot do Ubuntu com o Windows e desfrutar de ambos os mundos. Os jogos em Linux também melhoraram muito, com o Proton a permitir-lhe jogar a maioria dos jogos do Windows através do Steam.
ChromeOS
Se é um pai à procura de um computador portátil para o seu filho do ensino secundário, provavelmente já ouviu falar dos Chromebooks. São populares nas escolas porque são fáceis de gerir remotamente, o que simplifica a supervisão de vários dispositivos por parte das escolas. Além disso, a maioria dos Chromebooks é acessÃvel.
No entanto, o ChromeOS não é apenas para crianças. Se o seu trabalho envolve principalmente a utilização de um browser para tarefas como escrever documentos, é uma excelente opção. É simples de utilizar e tem pouca ou nenhuma curva de aprendizagem, e funciona muito bem mesmo em hardware de gama baixa. É também uma escolha sólida se utilizar um telemóvel Android e depender de aplicações como o Google Docs e o Google Drive.
No entanto, o suporte de aplicações é limitado, restringindo-se principalmente ao Chrome e a aplicações Android compatÃveis. Além disso, a maioria dos Chromebooks não é suficientemente potente para tarefas mais exigentes, como a edição de vÃdeo.
Que sistema operativo vai escolher para o seu próximo computador?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!