Estes são os maiores erros que a Microsoft fez no Windows!

De tempos a tempos surgem algumas coisas no mundo do Windows que dão que falar. É verdade que em alguns casos é por boas razões. No entanto, noutros, não é bem assim. De facto, há muitas coisas que a Microsoft podia ter evitado. Assim estes são os maiores erros que a Microsoft fez no Windows.

Estes são os maiores erros que a Microsoft fez no Windows!

Controlo de Conta de Utilizador (UAC) do Windows Vista

Os utilizadores habituados ao Windows XP que pede autorização antes de fazer algo perigoso esperavam algo semelhante no Windows Vista. No entanto, o Controlo de Conta de Utilizador (UAC) era muito pior do que aquilo para que estavam preparados. De acordo com as fontes internas, o UAC foi concebido para irritar os utilizadores e fazê-los pensar se queriam mesmo executar um determinado software. Exigir permissão manual para executar software com permissões elevadas significava que o SO era um pouco mais seguro. No entanto, o simples incómodo de ter de permitir que cada coisa fosse executada na sua máquina Windows levou a que fosse uma funcionalidade bastante impopular. Aliás muitos utilizadores tendiam a desativar completamente o UAC, anulando todo o seu objetivo.

Windows Vista

Windows ME

Quando se fala de maus sistemas operativos Windows, o Windows ME está normalmente no topo da lista. Este sistema operativo era suposto ser o último sistema operativo baseado em DOS e melhorar as deficiências do seu antecessor, o Windows 98. Infelizmente, não o fez e piorou muitas coisas. Este foi um dos grandes erros da Microsoft no mundo Windows.

Porque é que o Windows ME foi tão odiado? As aplicações mais antigas concebidas para DOS não funcionavam. Várias funcionalidades a que os utilizadores se tinham habituado no Windows 98, como o Quick View e o Drive Space, não existiam no ME. Por fim, o sistema operativo era tão instável que era um milagre que pudesse funcionar durante mais de uma hora sem falhar. A maioria dos utilizadores que experimentaram o ME durante algum tempo voltaram ao Windows 98, uma vez que, apesar de ser mais antigo, era mais estável.

Remoção do menu Iniciar no Windows 8

Um dos momentos mais significativos que a Microsoft encontrou foi quando criou o Windows 8 e removeu completamente o menu Iniciar. Os utilizadores estavam ansiosos por ver novas actualizações para o Menu Iniciar e para a barra de tarefas, mas no final, decidiram substituí-lo por um sistema baseado em mosaicos que tornou o SO mais fácil de utilizar em tablets e ecrãs tácteis.

estes são os maiores erros que a microsoft fez no windows!

O alvoroço levou muitos utilizadores a descarregar “correções” de terceiros para adicionar um Menu Iniciar à sua instalação do Windows. Para crédito da Microsoft, eles realmente ouviram os usuários e adicionaram o menu Iniciar de volta na atualização 8.1, embora um muito básico. Desde o Windows 8, no entanto, a empresa tem atualizado o Menu Iniciar de forma mais gradual em cada versão subsequente, percebendo que é uma parte crucial da experiência do Windows.

Atualizações forçadas do Windows 10

O Windows 10 tornou-se um sistema operativo muito apreciado. No entanto, não está imune a críticas e problemas. Um dos problemas mais significativos dos utilizadores com o sistema operativo foi quando a Microsoft lançou atualizações forçadas. Já era um desastre quando o primeiro conjunto de atualizações forçadas apagou alguns ficheiros dos sistemas dos utilizadores, e o segundo causou BSODs. Isto levou a que muitas pessoas utilizassem soluções alternativas para parar as actualizações forçadas.

Desde então, o Windows 10 tornou-se mais estável e as actualizações forçadas não são um grande problema.

Vantagem Genuína do Windows (WGA)

O WGA foi concebido para ser o programa anti-pirataria do Windows. A ideia era incluir um pouco de código no Windows para verificar se o sistema operativo era genuíno. Lembre-se, isto foi muito antes de existir a utilização de um sistema constantemente ligado para verificar a existência de pirataria. Assim, a Microsoft lançou o WGA como uma atualização beta para muitos utilizadores do Windows XP, para ver como se sairia na prática.

Após a atualização, alguns utilizadores do Windows acordaram com um ecrã que lhes dizia que a sua versão do sistema operativo não era autêntica, embora o fosse. Alguns utilizadores viram as suas actualizações interrompidas e outros viram o seu acesso às funcionalidades do Windows suspenso, tudo porque o WGA detectou erradamente que os seus sistemas não eram genuínos.

Cortana

Antes do Copilot, o Assistente de IA da Microsoft, existia a Cortana. Cortana foi a tentativa da Microsoft de criar um assistente de voz, assim como a Siri da Apple. Infelizmente, várias coisas tornaram a Cortana muito menos útil como assistente de voz em comparação com os concorrentes.

A Cortana não tinha muitas das funcionalidades essenciais que os assistentes de voz populares tinham e, em geral, não funcionava tão bem como os concorrentes. Os seus problemas técnicos, combinados com a concorrência da Google e da Apple nos dispositivos móveis, resultaram num assistente que não era tão popular como os outros assistentes digitais da sua idade.

Há mais erros que a Microsoft fez no Windows que faltem aqui? Conte-nos tudo nos comentários.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também